Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

acervo virtual

Arquivo Pessoa reúne gama de todas as pessoas que o poeta português incorporou em vida

Foto: Reprodução

Arquivo Pessoa reúne gama de todas as pessoas que o poeta português incorporou em vida
“Todos os amantes beijaram-se na minha alma,
Todos os vadios dormiram um momento em cima de mim
Todos os desprezados encostaram-se um momento ao meu ombro,
Atravessaram a rua, ao meu braço todos os velhos e os doentes,
E houve um segredo que me disseram todos os assassinos”.

O poeta universal. A palavra dita, proferida, em verso, em luz, em poesia. Fernando Pessoa é unânime. Sua magnitude é além-mar.

Leia também
: Estrada a fora: A reconciliação com o passado e a busca pelas rédeas do novo cinema em Nebraska

De 1888 a 1935, o português Fernando Pessoa descreveu exaustivamente as suas impressões sobre a vida, sobre o amor, a dor e tudo o que valesse a pena e o papel. Após a sua morte, foram encontrados mais de 27 mil documentos, em um baú, guardado por anos pelo escritor e poeta.

Baú de Fernando Pessoa com escritos inéditos após sua morte em 1935
Com domínio amplo da língua, Pessoa discorreu sobre pessoas, filosofia, arte, política. Permeou muitos caminhos e nunca se cansou. Enfim, sua obra é inesgotável, consideram os críticos. E o acervo com as publicações de Fernando Pessoa estão disponíveis para acesso na Internet através do site ArquivoPessoa.net, veja AQUI.

Sobre outros pseudônimos como Álvaro de Campos, o poeta traz sua sublime poesia para banhar os corações que desejam viajar pela sua literatura, mais profundamente, e por isso, podem se perder neste oceano de poemas, contos e crônicas.

Notas e reflexões, escritos íntimos, ensaio e crítica, sociologia e política, textos filosóficos, ficções, auto-análise, escritos ocultistas, correspondência, textos de juventude, e textos publicados em vida. A gama de diferentes roupagens de Pessoa, que incorporou diversas outras pessoas, reflete a riqueza da obra e da vida do poeta.

“Mas eu não tenho problemas tenho só mistérios. Todos choram as minhas lágrimas, porque as minhas lágrimas são todos. Todos sofrem no meu coração, porque o meu coração é tudo”.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet