Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

prevenção ao suicídio

Quer ser voluntário do Centro de Valorização da Vida? Programa de seleção começa este mês

Foto: Stéfanie Medeiros

Quer ser voluntário do Centro de Valorização da Vida? Programa de seleção começa este mês
A taxa de suicídios no Brasil cresce a cada dia. E com o objetivo de prevenir isto com o simples ato de ouvir, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Cuiabá inicia esta semana o Programa de Seleção de Voluntários (PSV) 2014, de forma a recrutar e treinar novos colaboradores.

Leia maisCVV em Cuiabá faz campanha pela valorização da vida: basta ouvir!
CVV atende público no Carnaval: "Pessoas solitárias sentem-se mais isoladas durante festas"

Neste domingo (09), haverá o treinamento de facilitadores e monitores do PSV, de forma que no dia 16 e 19 de março a seleção e treinamento de novos colaboradores comece. Os selecionados passarão por aulas para aprender os princípios que norteiam a instituição, auxiliando na assimilação da filosofia e desenvolvendo as habilidades dos interessados a ingressarem no Programa CVV de apoio emocional e prevenção do suicídio.

O objetivo geral do programa é organizar e executar as etapas para a capacitação de novos voluntários. Para se inscrever no programa, basta enviar um email para o cvvcuiaba@brturbo.com.br ou ligar no (65) 3321-4111. Lembrando que o programa de seleção e treinamento começa no domingo, dia 16 de março.



Depois desta etapa inicial, os selecionados terão aulas às quartas e domingos até junho deste ano, de acordo com o calendário estabelecido pelo CVV Cuiabá. Dentre outras coisas, os voluntários aprendem durante o PSV a não julgar as pessoas, mas sim ouvir e compreender a situação pela quais elas estão passando.

Entenda como funciona o CVV

O atendimento do CVV é 24h pelo telefone 141 (Cuiabá e Várzea Grande) e (65) 3321-4111 (interior de Mato Grosso). Todos os atendentes são voluntários que atuam em diversas áreas, mas que têm em comum a vontade de ajudar e ouvir. Ajuda essa que, levando em consideração a taxa de suicídios na capital e interior de Mato Grosso, é muito bem-vinda. Em 2012, segundo dados da Polícia Civil, foram um total de 393 suicídios no estado, sendo 148 deles em Cuiabá e 49 em Várzea Grande.

São, em média, 14 ligações por dia, seja de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada. Atualmente, mais pessoas estão procurando a ajuda do CVV. “Antes nós tínhamos as pessoas que sempre ligam, seja para conversar em momentos de solidão ou para compartilhar alegrias. Mas com a divulgação do trabalho, mais pessoas passam a conhecer e temos sempre ligações de pessoas novas”, explicou a voluntária e membro da coordenação da entidade, Isaura Titon.

O CVV de Cuiabá tem atualmente 48 voluntários, que passam por extensivos cursos para aprender a não julgar as pessoas, mesmo que indiretamente. A unidade também oferece atendimento pessoal. É só ir até a sede, na Rua Comandante Costa, nº 296, Centro, e tocar a campainha. Um voluntário plantonista fará o atendimento em uma cabine.

Serviço

Confira o calendário do PSV abaixo:


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet