Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

novo imortal

Cerimônia de posse de Ivens Cuiabano Scaff na AML já tem data marcada; Confira

Foto: Reprodução

Cerimônia de posse de Ivens Cuiabano Scaff na AML já tem data marcada; Confira
No primeiro dia de fevereiro deste ano, a Academia Mato-Grossense de Letras (AML) ganhou três novos membros: Ivens Cuiabano Scaff, João Carlos Vincente Ferreira e Agnaldo Martins Silva. E pouco mais de um mês depois, começam as cerimônias de posse, festas que transpiram cultura, poesia e arte e ocupam um lugar especial história de Cuiabá. A primeira delas, marcada para o dia 25 de março, será a de Ivens Cuiabano Scaff.

Leia mais: 
Academia Mato-grossense de Letras ganha três novos imortais
Diálogo com a nova geração: Abertura da exposição da AML conquista público mais jovem; Veja fotos

Mesmo faltando algumas semanas, os convites para a cerimônia, que de certa forma é aberta ao público, estão bastante disputados. Estudantes de redação do ensino médio ligam querendo fazer uma caravana, alunos de filosofia de universidades de São Paulo pedem para reservar lugares e toda a cuiabania espera o evento com ansiedade. “Vai ser realmente um evento histórico, porque o Ivens é uma figura muito querida. As pessoas enxergam Cuiabá nele”, disse o presidente da AML, Eduardo Mahon.


(Reunião entre acadêmicos da AML para discutir os detalhes da cerimônia de posse de Ivens Cuiabano Scaff)

A cerimônia será feita respeitando-se a tradição, começando com o novo imortal isolado do público, na companhia apenas de outros acadêmicos. Depois de vestir o pelerine (um tipo de manto), Ivens será conduzido por três membros mais antigos da academia até o salão onde acontecerá o evento. Ele assinará um livro provando que estava presente e que tomou a posse da cadeira de número 7, antes ocupada por Maria de Arruda Muller.

Depois, a professora e também acadêmica Marília Figueiredo fará um discurso ressaltando o mérito literário de Ivens, citando suas obras e sua contribuição para o cenário cultural mato-grossense. Ivens Cuiabano Scaff também fará um discurso, sendo que é parte da tradição citar em sua fala a pessoa que ocupou a cadeira antes dele, no caso, Maria Muller.

“A cerimônia, além de histórica, vai ser um evento cultural. Os discursos vão ser intercalados com poesia, música e outras formas de arte”, explicou Mahon. A expectativa é que compareçam cerca de mil convidados.

Ives, além de poeta e escritor, também é médico bastante conhecido na capital mato-grossense. Ele já publicou oito livros, sendo que seis deles são infanto-juvenis. Um de suas obras mais comentadas é “Kyvaverá”, dedicado “a todas as pessoas a quem a simples menção do nome Cuiabá evoca vibrações felizes em seus corações”.

Serviço

Cerimônia de posse de Ivens Cuiabano Scaff
Local: Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
Data: 25 de março
Horário: 19h30
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet