Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Literatura

literatura em voga

Cursos gratuitos em comemoração aos 102 anos da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça

Foto: Reprodução

Cursos gratuitos em comemoração aos 102 anos da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça
Já são 102 anos de cultura e literatura que fazem jus ao que seu nome representou para a história de Mato Grosso. E em comemoração a este aniversário da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, a Secretaria de Cultura (SEC), preparou uma agenda de cursos voltados à inclusão social, com capacitação em “Soroban (matemática para portadores de deficiência visual), “Oficina de Informática Básica” para a melhor idade, retomada dos empréstimos literários e do projeto “Troca de Livros”. As inscrições estão abertas até o dia 17 de março, quando começam as atividades com programação gratuita até o dia 28 do mesmo mês.

Leia também: Duas vias que se demarcam pela vida: Estevão e Rubens de Mendonça desbravadores da história de Mato Grosso

É o momento para que os visitantes também possam fazer uma imersão na busca de novas leituras, com a edição 2014 do projeto “Troca de Livros”, que é anual e permanente. É um estímulo para que a leitura seja um hábito diário e tenha inserção na vida social.

“São livros literários que estejam em bom estado de conservação, que servirão para outros leitores. Lá podem ser encontrados livros da literatura brasileira à estrangeira. E o melhor, o leitor poderá escolher qual levará”, complementa a gerente de atendimento da Biblioteca Estevão de Mendonça, Helena Maria da Costa.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça completa aniversário no dia 26 de março. Criada em 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques, leva o nome do notável escritor e historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça.

O acervo oferece mais de 100 mil obras que versam sobre diversas áreas do conhecimento, divididas em 10 salas temáticas: Sala de Literatura, Sala Obras Raras, Sala de Braille, Sala Infantil, Sala Acervo Geral, Sala de Periódicos, Sala acervo videoteca, Sala afro-brasileiro, Sala Mato Grosso e Sala Indígena.

O que é o Soroban?

O Soroban é uma ferramenta de cálculo de matemática antiga. Sua finalidade é facilitar o aprendizado de matemática da forma mais fácil e eficaz atingindo todas as idades a partir do ensino fundamental.

É um método de cálculo, comunicação e informação universal, ou seja, de acesso comum a todos, tendo ou não esta pessoa alguma deficiência visual. É a maneira mais fácil de provocar a habilidade sensorial de uma criança, onde permite colocar o mundo real ao alcance de seus dedos.

“A Secretaria de Cultura faz jus ao papel da Biblioteca Pública, no mês que ela completa mais um ano, com capacitação, inclusão social e a troca de livros. Lugar este que representa um centro de informação em Cuiabá e para o Estado”, pontua a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Salime Daige Marques.

Programação

Curso de soroban, entre os dias 17 a 21 de março, com carga horária de 20 horas pelo instrutor Manoel Pinto de Moraes;

Oficina de Informática Básica para a melhor idade de 25 de março a 10 de junho, toda a terça e quinta-feira, pelo instrutor Juscimario Rosa Dias;

Volta dos serviços de empréstimo de livros a sociedade no dia 26 de março, dia que se comemora o aniversário.

A edição 2014 do projeto “Troca de Livros” que inicia sua programação permanente no dia 17 de março.

(Com assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet