Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

ENFIM, BOM DESCANSO

Estação reduz calor e é uma das que mais proporciona noites agradáveis de sono em Cuiabá

Foto: Duoflex / Divulgação

É importante também estar atento à postura correta de descanso e ao uso adequado do travesseiro

É importante também estar atento à postura correta de descanso e ao uso adequado do travesseiro


A tão conhecida estação das folhas se aproxima. No dia 21 de março começa o outono, período em que o clima fica mais ameno em Cuiabá e Várzea Grande, às vezes fazendo até um friozinho agradável e temperaturas menos altas que as habituais. Todas essas peculiaridades, no entanto, influenciam diretamente no organismo dos indivíduos, proporcionando noites plenas de sono e, conseqüentemente, melhorias na qualidade de vida.

A consultora do Sono Renata Federighi, uma das mais conceituadas no ramo, explica que esta estação é uma das que mais contribuem para um repouso revigorante, já que, o tempo nublado faz com que a pessoa durma mais facilmente. “À noite, a temperatura corpórea do indivíduo cai naturalmente de 36,5 graus para cerca de 35. Se o clima estiver menos quente [mesmo que não seja frio], a pessoa consegue manter a temperatura nesse índice e, certamente, ter um sono melhor", argumenta ela.

Em Cuiabá, com altas temperaturas, isso é muito importante. "Vale lembrar que, embora seja uma das estações mais propícias para o descanso, uma dica importante é dormir sempre com uma colcha ou coberta, que equilibrará a temperatura corpórea a do ambiente, e não dispensar travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural”, recomenda.

Manter a postura correta durante o sono é um cuidado que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical. O ideal é manter a coluna sempre alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. “A posição mais aconselhável para se dormir é a de lado, tanto faz se do lado direito ou esquerdo. O ideal é usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição as pernas devem ficar flexionadas, com um travesseiro entre os joelhos e os tornozelos, evitando atritos entre eles”, orienta Renata.

Os cuidados com o sono incluem também a disciplina com os horários para dormir e acordar. Manter a regularidade de descanso é essencial para o relógio biológico, já que, enquanto o indivíduo dorme, acontecem alterações hormonais indispensáveis para a manutenção da saúde do corpo e da mente. “Durante a noite acontece a troca e regeneração celulares, além da liberação do Hormônio do Crescimento (GH), que ocorre, principalmente, nas fases mais profundas do sono. O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH, a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, além de impedir a acumulação de cortisol, que melhora o humor e a boa disposição”, explica Renata.

Vale lembrar que o clima, esteja ele quente ou frio em excesso, pode interferir negativamente na hora de dormir. “A temperatura abaixo de 17 graus ou acima de 29 causam sonhos desagradáveis ou mais despertares e movimentações durante a noite. Por isso que no verão, por exemplo, as pessoas sentem mais dificuldades ao dormir. Portanto, aproveite o que há de melhor do outono e tenha um bom sono”, completa Renata Federighi.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet