Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

Cruzando fronteiras

Artistas plásticos cuiabanos terão trabalho exposto na Inglaterra; Confira

Foto: Reprodução

Tela de Valques Rodrigues

Tela de Valques Rodrigues

Ele nasceu em Caravelas, na Bahia, mas foi em Cuiabá onde construiu sua vida e carreira. É servidor da Universidade Federal de Mato Grosso e considerado um dos mais importantes – senão o mais- pintores brasileiros na arte naïf. E como prova disto, seu trabalho, juntamente com o de seu filho, Valques Rodrigues, será exposto na Inglaterra.

Leia mais: Exposição de Nilson Pimenta no MACP tem imaginação, ciência e malícia; mostra segue até o dia 27
Nilson Pimenta e o filho Valques Costa expõem obras no Museu da Caixa D´Água Velha

Ambos os artistas plásticos estarão representando o Brasil na exposição “Transformando vidas através da arte” (Changing Lives through Art) na Escola de Artes Hampstead, na Inglaterra. Além deles, os alunos da Associação Criança Feliz (Acrife), localizada no distrito de Sucuri, interior de Mato Grosso, também terão obras no evento. A exposição será do dia 24 de março ao dia 06 de abril.

De acordo com informações da assessoria, o evento está sendo organizado pelo Rotary Club de Hampstead e pela Escola de Artes de Hampstead, visando arrecadar dinheiro para a Acrife, associação que tem um projeto de aulas de pintura, ministradas por artistas mato-grossenses. As aulas dispõem de poucos recursos e acontecem em um pátio aberto, necessitando de investimentos para melhorias no projeto.

As obras que serão expostas são fruto dessas aulas de pintura. A participação na feira, explica Valques Rodrigues, tem o objetivo de “mostrar a arte popular brasileira e leiloar as obras dos artistas e também dos alunos. A verba a ser obtida será para compra de materiais de pinturas e arrumar o pátio da Acrife, para dar continuidade ao projeto”.

Artista plástico há mais de 29 anos, Nilson Pimenta já participou de várias exposições coletivas e individuais, nos mais importantes
museus e galerias do Brasil e do exterior. Entre outras, integrou coletivas como a “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo em 1980; a “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” nos museus de Arte Moderna no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, em 1981. Em 1988 participou também da “Negra Sensibilidade”, exposta no Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá.

Já Valques Rodrigues da Costa, filho de Nilson, é natural de Cuiabá. Seguindo os passos do pai, Valques pinta desde os seis anos de idade e é atualmente professor de artes e estudante de direito. Possui várias telas vendidas para o exterior e, outras, em exposições nacionais.

(Segunda foto à direita, temos Nilson Pimenta ao lado de suas telas. Na terceira foto centralizada, Vlaques Rodrigues pintando)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet