Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Julinho, o perfumista

Explorando as dificuldades da adolescência e a busca pelos sonhos, professora lança livro infantil

Foto: Reprodução

Explorando as dificuldades da adolescência e a busca pelos sonhos, professora lança livro infantil
Os desenhos possuem traços simples, mas cores vibrantes que causam uma explosão de sensações. De forma lúdica, a história de “Julinho, o perfumista” mostra a transição da infância para a adolescência, a busca pelos sonhos e a força que muitos precisam para se manterem honestos consigo mesmo.

Leia mais: Jornalista e escritora defende tese para livro reportagem sobre "Os Outros" que habitam Manoel de Barros

De autoria da professora Nilda Ramos, o livro conta as dificuldades de “ser diferente”, dilema tão comum entre os adolescentes. “Eu escolhi escrever para crianças porque, além de ter trabalhado com elas por muito tempo, este é um terreno fértil para a imaginação. É onde surge o encantamento”, disse Nilda.

Há muito tempo a professora, observando o comportamento de seus alunos, escreve histórias sobre a infância, adolescência, os dilemas, dificuldades e peculiaridades de se crescer. Mas esta “coletânea de experiências” só tomou forma no papel quando a musa inspiradora de Nilda, sua neta Alice, nasceu.

Assim como muitas outras avós, Nilda gostava de ler para sua neta. Mas Alice, atenta ao enredo das aventuras, perguntou o porquê de sua avó não publicar suas histórias, já que eram “mais interessantes do que os livros bobos para crianças”. E este foi o empurrão que a professora aposentada de filosofia precisava para organizar seu projeto.

A trajetória de Julinho, um menino órfão e pobre, mas com um dom especial, é ilustrado pela premiada artista plástica Rimaro, nome artístico de Maria das Dores Vital. O lançamento da obra será no Museu de Imagem da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), no dia 27 de março, às 19h. O evento é aberto ao público.

A professora Nilda também já adianta que em breve seu livro de poesias para criança, chamado “Descobrindo os bichos do Pantanal”, será lançado. A ideia é que esta segunda obra literária seja feita com base na literatura de cordel e que as crianças descubram os animais regionais através da rima.

Serviço

Lançamento de “Julinho, o perfumista”, de Nilda Ramos
Data: 27 de março de 2014.
Hora: às 19 h.
Local: Museu da Imagem e do Som
Endereço: Rua Voluntários da Pátria nº 75, Centro, Cuiabá- MT, Telefone: 65 3617-1288
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet