Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

programa federal

Cia de Teatro Faces de Mato Grosso realiza intercâmbio cultural em Portugal com o grupo O Bando

Foto: Reprodução

Cia de Teatro Faces de Mato Grosso realiza intercâmbio cultural em Portugal com o grupo O Bando
Para revitalizar a cultura, fomentar ideias e a criatividade, através de uma troca artística. Essa experiência rica será vivida peal Companhia de Teatro Faces de Mato Grosso, que participa neste mês de março de um intercâmbio cultural em Palmela (região de Lisboa), Portugal. O grupo Faces é de Primavera do Leste (230 km de Cuiabá) e foi selecionado pelo edital de intercâmbio do Governo Federal.

Leia também: Mulheres em foco: Sessão gratuita do Cine Cult exibe “A encantadora de baleias”

Em Portugal, a Cia. de Teatro Faces participa de cursos com o grupo de teatro “O Bando”, em atividade desde 1974. O grupo português "O Bando" mantém uma metodologia coletivista da criação, apoiada numa experiência acumulada, designada por '‘singularismo’' com o pressuposto da obtenção de obras mais inesperadas e singulares, e sempre com ideias diversas, em uma dinâmica voltada para o sentido de atuar e criar juntos.

Reconhecida tanto em âmbito estadual quanto nacionalmente, a Cia. Teatro Faces conta com mais de cem prêmios. E já realizou turnês em diversas cidades de Mato Grosso e apresentações em mais de 12 Estados.

"Buscamos aperfeiçoamento diário em nossos trabalhos", disse o diretor do grupo Wanderson Lana. O diretor, juntamente com os demais integrantes do grupo receberão formação e troca de experiências dos artistas do Grupo "O Bando" por mais de 20 dias.

"O Bando" existe desde 1974, possui mais de 5 mil espetáculos assistidos por aproximadamente 4 milhões de espectadores pelo mundo afora.

Para a viagem, os sete integrantes do grupo matogrossense também contaram com o apoio do deputado estadual Zeca Viana (PDT). Oriundo de Primavera do Leste, o deputado disse que acompanha a trajetória do grupo nos nove anos de atuação. Assim, o deputado destinou emenda parlamentar no valor de R$ 15 mil para investimento em conhecimento.

"Trata-se de uma oportunidade merecida. Pois, há 9 anos a Cia Teatro Faces tem conquistado grande representatividade dentro do estado de Mato Grosso e agora expande suas fronteiras para buscar formação e aperfeiçoamento", afirmou o parlamentar.

PROGRAMA - Este Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural consiste na concessão de recursos financeiros para artistas, com residência permanente no Brasil, para participar de eventos promovidos por instituições estrangeiras.

(Com assessoria)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet