Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

miti

Oficinas e clássicos infantis agitam mostra de teatro nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Oficinas e clássicos infantis agitam mostra de teatro nesta terça-feira
A Mostra de Teatro Infantil veio para Cuiabá estimulando a imaginação e criatividade de várias crianças. Mesmo com uma programação extensa, a diversão continua com dois clássicos infantis nesta terça (25). Uma das principais companhias teatrais de Mato Grosso, a Cia Spirits, de Juína, abrirá a programação da Mostra com o espetáculo “Eu chovo, tu choves, ele chove”, em sessões para os alunos da escola municipal Octayde Jorge da Silva, no bairro Tancredo Neves, às 9h, e da escola municipal Augusto Mário Vieira, no bairro Carumbé, às 15h.

Leia mais: Mostra Internacional de Teatro Infantil tem programação para a semana inteira; Confira

A peça é baseada em texto da escritora Sylvia Orthof, produzido em 1976, um dos mais premiados da autora. Mistura de fantasia e realidade, com linguagem simples, diálogos curtos e muito humor, a peça já foi apresentada pela Cia Spirits na Miti, em 2010, mas este ano é uma recriação com novos atores oriundos do projeto Pequeno Artista, financiado pela companhia.

Além das montagens, a Cia Spirits se destaca pelo trabalho de formação de novos atores voltado para jovens e crianças, por meio do projeto Pequeno Artista, atendendo 100 crianças e adolescentes com oficinas teatrais, produção de experimento cênico e mostra teatral. A companhia já montou 10 espetáculos teatrais, 5 performances e diversos experimentos cênicos.

Pinocchio

Às 15h, sobe ao palco o boneco de madeira mais famoso entre o público infantil. O espetáculo “Pinocchio – Olhos de Madeira” irá ao palco pelas mãos da Cia Arte-Móvel de Teatro (SP) em sessão única, às 15h, no Cine Teatro Cuiabá, em apresentação voltada ao público escolar.

A versão é uma livre adaptação da obra de Carlo Collodi, focada nos episódios mais importantes do conto original sobre Pinocchio, narrado por seus protagonistas principais, à partir da reconstrução de seu passado esquecido e fragmentado, partindo de seu antigo olhar cor de madeira.

Criada em 2009, a Cia Arte-Móvel de Teatro nasceu da necessidade de levar um teatro de conteúdo que possa instigar à reflexão, sem abdicar de um grande cuidado com a estética e um bom texto. Os fundadores da cia são profissionais da arte cênica, que acreditam no teatro como ferramenta de formação do ser humano.


A entrada para os espetáculos é um brinquedo usado em bom estado. A Miti informa que as sessões voltadas para o público escolar, no Cine Teatro, já se encontram com lotação esgotada.

Oficinas

Enquanto os pequeninos se divertem com as atrações da Miti, os professores de Ensino Fundamental estarão participando das oficinas temáticas que integram a programação da Mostra. Nesta terça (25), será a vez da Oficina de Dedoches, os fantoches de dedos, com a artesã Micheli Sierra.

Excelentes recursos para tornar as histórias ainda mais divertidas, os dedoches chamam a atenção pelo colorido e pelo movimento, são pequenos personagens que podem construir grandes histórias, dando mais vida ao conteúdo que se quer repassar para os alunos. Esta é a ideia ao se inserir esta oficina à programação da Mostra, conforme explica o coordenador Eduardo Espíndola. “É importante para o educador ampliar as possibilidades de contato com o estudante no processo de ensino e aprendizado. Sendo assim, este tipo de oficina auxilia muito no trabalho do professor”, comenta ele.

A oficina acontecerá no Museu de Arte Sacra, na Praça do Seminário, das 14h. às 17h. As inscrições são feitas por agendamento.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet