Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

ponto cultural

Com trabalho de 27 artistas, Galeria Mirante das Águas é inaugurada; Confira

Foto: Divulgação

Com trabalho de 27 artistas, Galeria Mirante das Águas é inaugurada;  Confira
O local é quase que idílico. Em meio a tantas obras, buracos e uma cidade visualmente poluída, a Chácara Mirantes das Águas, em Várzea Grande, tem um efeito renovador. E neste domingo (30), o local de natureza deslumbrante na beira do rio Cuiabá, onde também encontramos um peixaria com delícias regionais, passa a ser um ponto para abrigar, discutir e comercializar a arte, o artesanato, dentre outras manifestações culturais.

Leia mais: Retalhos da década de 80 estão dispostos em livro "Cuiabália" de Hélio Pimentel que será lançado hoje

Inaugurada neste domingo (30), a galeria Mirantes das Águas tem nesta primeira fase trabalhos expostos de 27 artistas da região, com expressões que vão de Dalva de Barros à Rosilene Pinto. O espaço com estrutura rústica tem aquela atmosfera inspiradora, típica de diversas galerias. A estética do local é complementada pelas cores fortes e vivas dos quadros, bem como pela singularidade de cada trabalho lá exposto.

A ideia de instalar ali a Galeria Mirante das Artes se deve a Willian do Nascimento Gama, 19 anos, estudante de Direito, que se revela como um jovem empreendedor, em parceria com sua irmã, Amanda. De acordo com informações da assessoria, Willian apaixonou-se por arte nos cursos e livros de história e desde então tem se empenhado para que este cenário se desenvolva na Grande Cuiabá.


(Chácara Mirante das Águas)

Nesta mostra inaugural, a Galeria Mirante das Artes abre-se como um leque a contemplar integrantes de quatro gerações de artistas mato-grossenses. “É um modo abrangente e cuidadoso de reconhecer a trajetória dos nossos talentos e, assim, mostrar a nossa visualidade”, explicou a assessoria do local.

Na primeira geração estão Dalva de Barros, Humberto Espíndola, João Sebastião e Clóvis Hirigaray. Na seqüência vem Adir Sodré, Jonas Barros, Gervane de Paula, Nilson Pimenta e Alcides Pereira dos Santos. Em um terceiro momento, vieram Pádua, Roberto de Almeida, Carlos Lopes, Benedito Nunes, Gonçalo Arruda, Sebastião Silva, Aleixo Cortez, Júlio césar, Mató, Adão Domiciano, Vitória Basaia, Almira Reuter, famosos artistas da geração 80.

“Já na geração mais nova nós apresentamos Paulo Pires, Valques Rodrigues, Rosilene Pinto, o escultor Junne Fontinele, o ceramista Ronei Ferraz e a ceramista de São Gonçalo Beira Rio, Júlia Rodrigues, que apresenta uma bela moça moringa, tradição daquela região”, destaca Willian.


(Os irmãos Willian e Amanda Gama)

Além do espaço para expor o trabalho de diversos artistas, a galeria também conta com uma loja para a venda de artesanatos, vídeos, livros, dentre outros produtos culturais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet