Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Bares de Cuiabá

Comida boa, preços acessíveis e regionalismo vão estar no menu do Brasil Sabor 2013

Foto: Jardel P. Arruda - OD

Comida boa, preços acessíveis e regionalismo vão estar no menu do Brasil Sabor 2013
É possível comer bem e pagar pouco. Com a missão de provar isso às pessoas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) promove o Festival Gastronômico Brasil Sabor 2013, que vai até o dia 28 de maio, no qual alguns restaurantes tradicionais de Cuiabá e arredores estarão com ofertas especiais para atrair as pessoas e fazê-las conhecer o quanto a culinária local é boa.

Dega resgata alimentação saborosa e tranquila em antigo endereço da 24 de Outubro

O Brasil Sabor é uma ação nacional que ocorre em todas as regionais da Abrasel com uma mecânica simples: Cada restaurante participante prepara um prato a partir da "comida do lugar", que é o jeito único de se fazer gastronomia a partir dos ingredientes encontrados na própria região. Essa já é a 8º edição em nível nacional que visa, também, saciar a fome dos restaurantes por novos clientes.

“Cada vez mais Cuiabá se solidifica na rota internacional da culinária. Agora queremos aproximas as pessoas daqui. Todos precisam saber que você pode ir na Lélis (peixaria) e comer com R$ 50. Você sabia que a Lélis tinha um prato a esse preço? Pois é, e todos os outros lugares também tem”, disse Luís Fernando Nonato, presidente da Abrasel Mato Grosso, durante o coquetel de lançamento do Brasil Sabor, na noite de terça-feira (8), na praça Santos Dumont.

A escolha do lugar o evento de lançamento não foi por acaso. Naquela praça já é tradicional uma feira de culinária nas noites de quarta-feira. Nesta terça, ao invés dos estandes costumeiros, 14 barracas, uma para cada restaurante que topou participar do festival, fechavam um semicírculo em volta de um palco iluminado em azul, contrastando com o amarelo avermelhado das luzes artificiais que reluziam contra a noite cuiabana.

Cada barraca ostentava banners dos pratos na promoção, cujas fotos tinham cores tão vivas pareciam querer sair do cartaz. Era quase possível sentir o cheiro de cada comida diferente retratada, desde a isca de piraputanga, passando pelo risoto pantaneiro até chegar ao arroz camarão ao molho de bacalhau.

“Esse tipo de evento visa divulgar a qualidade, hoje indiscutível, dos restaurantes cuiabanos. Nossa gastronomia hoje é reconhecida em nível de Brasil. Aqui uma pequena amostra da criatividade dos chefes locais que lançam todo tipo de alimento, pratos típicos, pratos também como o bacalhau e outros que também não da região”, falou orgulhoso Cesar Eduardo Silva de Oliveira, dono do restaurante Promodori, de Chapada dos Guimarães, um dos participantes do festival.

Participam desta edição os seguintes estabelecimentos: Bar do Edgare, Bistrô do Pastel, Confrade, Di Parma, Ditado Popular, Haru Cozinha Oriental, Lélis Peixaria, Mahalo Cozinha Criativa, Money Money, Pomodori Café e Rotisseria (Chapada dos Guimarães), Quintall Restaurante (Várzea Grande), Ristorante Casa Nostra, Taberna Portuguesa e Tom Chopin.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet