Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

veja fotos!

Fotógrafo registra de perto a arte em vias de extinção dos caçadores de mel do Nepal

Foto: Reprodução

Fotógrafo registra de perto a arte em vias de extinção dos caçadores de mel do Nepal
No alto das montanhas do Himalaia, na região central do Nepal, a tribo Gurung mantém viva uma tradição com milénios de história. A caça do mel, além de antiga, é uma prática perigosa, que coloca os aldeões frente a frente com as maiores abelhas do mundo.

Andrew Newey, premiado fotógrafo britânico, passou duas semanas com os Gurung, captando a habilidade e os desafios que enfrentam no ofício. A técnica da caça do mel tem sido passada entre gerações e até o equipamento se mantém o mesmo: escadas de corda feitas à mão (com um elevado risco de queda), utilizadas para subir mais de 50 metros, varas de bambu, para bater nos favos de mel, e capacetes, também criados localmente.

Nada de luvas, nada de sapatos.

As abelhas são afastadas com recurso a fumaça e os favos recolhidos para uma cesta. No final do dia, todos têm direito a saborear o fruto do trabalho.

Esta tradição milenar está ameaçada e corre risco de extinção. A diminuição do número de abelhas, causada pelas alterações climáticas, a escassez de caçadores, já que os jovens se afastam cada vez mais desse trabalho, e ainda a concorrência de grandes e modernas empresas, que acabam lucrando com a extração, estão entre os principais fatores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet