Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

“Caverna do Jabuti”

Maior caverna de Mato Grosso é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual

Foto: Reprodução/Mauricio Barbant

Maior caverna de Mato Grosso é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual
Mato Grosso é um estado rico em recursos naturais. As paisagens são de encher os olhos e alma de quem visita os pontos turísticos mais belos da região. No entanto, muitos destes locais ficam expostos a degradação e maus cuidados quando não são devidamente assistidos. Para que isto não aconteça com a “Caverna do Jabuti”, no município de Curvelândia (311 Km de Cuiabá), o monumento natural foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.

Leia mais: Parque das Águas Quentes será ampliado e painéis turísticos serão colocados na Barra

A caverna é considerada como um “monumento paisagístico” desde o dia 31 de março de 2014. O secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Fabiano Prates, recebeu em seu gabinete para agradecimento quanto ao feito, o prefeito de Curvelândia, Eli Sanchez Romão, e seu vice Elias Santos.



Ao adentrar a caverna, encontra-se um enorme salão de três metros de altura, que dá acesso aos demais espaços, dentre outras salas, fendas e um poço, formando um verdadeiro labirinto. A caverna tem quatro quilômetros de extensão e é a maior do Estado do Mato Grosso.

Alguns salões já receberam nome, como, por exemplo, o Salão da Taça, o Salão do Pão de Açúcar, Salão da Cocada, Salão Nossa Casa, Salão Cortinado, Salão das Colunas, Salão Buracão, Salão Vaca Seca, Salão Templo da Expansão do Universo, Salão Repolho e Salão Altar do Sacrifício.

A “caverna do Jabuti” está localizada na Serra do Padre Inácio, onde já foram identificadas em seu entorno mais cinco outras cavernas, sendo elas a da Figueira, do Lobo, do Abismo dos Jabutis, Três Buracos e Passagem de Urubu.



No local, há ainda uma grande diversidade de espeleotemas, rochas formadas ao longo dos anos nas paredes, tetos e chão da caverna, conhecidas como estalagmites e estalactites. A coloração da caverna também é peculiar, variando do calcário branco mais puro ao marrom ferruginoso. “É uma exuberância que possibilita ficar horas ali dentro contemplando a beleza da natureza”, ressaltou a gerente de Inventário, Registro e Tombamento da SEC-MT, Maria José Couto Valle.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet