Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

dia do livro infantil

Sesc promove semana da literatura com escritores regionais e nacionais; Veja programação

Foto: Reprodução

Tino Freitas

Tino Freitas

Abril é um mês de comemorações. Geralmente, as crianças empolgam-se somente com a páscoa, que acontece neste domingo (20). Mas é também importante lembrar que na sexta-feira (18), comemora-se o dia do livro infantil. E neste mesmo mês, nasceu Monteiro Lobato, pai do consagrado sítio do pica-pau amarelo.

Leia mais: A prática é a mãe da inspiração: Curso de escrita criativa discute processo de criação

Pensando nisto, o Sesc Arsenal promove a Semana Sesc de Leitura e Literatura, que acontece entre 22 e 27 de abril. Durante estes seis dias, crianças, jovens e adultos poderão participar gratuitamente de oficinas, palestras, conversa com escritores, exibição de filmes com temas literários, apresentações de espetáculos, narração de histórias, e de leituras e intervenções poéticas de textos literários.

A programação da Semana traz à capital mato-grossense escritores brasileiros renomados como Ricardo Azevedo, Fernando Bonassi, Tino Freitas e Marília Pirillo. Escritores locais, como Ivens Scaff e Marta Cocco, também estarão presentes.

Programação da Semana


No dia 22, às 19h30, o escritor e pesquisador Ricardo Azevedo ministra a palestra “Literatura, Escola e Sistema Cultural Dominante”. Com livros premiados e publicados no exterior, Azevedo abordará questões ligadas a forma como a literatura é apresentada na escola e vista nos dias de hoje. 

No dia seguinte, 23 de abril, às 14h, o evento terá a palestra “A Mediação da leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade – a experiência no projeto Roedores de Livros” com o jornalista e músico Tino Freitas. Roedores de Livros é um projeto que promove ações de incentivo à leitura junto às crianças no entorno de Brasília. Freitas discutirá sobre mediação de leitura e da experiência necessária para ajudar a formar leitores. Entre suas obras estão “Cadê o Juízo do Menino?", "Controle Remoto" e "Quem quer Brincar Comigo?".

No mesmo dia, à noite, às 19h30, Fernando Bonassi, escritor e roteirista de cinema irá conversar sobre sua criação literária no cinema (Carandiru, Cazuza – O Tempo não Pára e Lula – O Filho do Brasil) e na TV (Mundo da Lua e Castelo Rá Tim Bum para a TV Cultura de SP e Força Tarefa para a Rede Globo). Bonassi debaterá a entrada da periferia na paisagem da cultura, e como a indústria cultural está reagindo a isto. Já entre os dias 26 e 27 o contador de histórias Antonio Rocha, radicado nos Estados Unidos, ministra o curso "Expressão Corporal, Mímica e Voz se unem para Criar um Milhão de Personagens", onde serão abordadas as transições no decorrer da narrativa.

Haverá também uma série de oficinas para professores, bibliotecários, escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais do livro e da leitura. Entre as oficinas está “Quando o livro conta a história – a transformação do livro: de mero suporte de palavras e imagens, para importante instrumento para o contar a história”, com Tino Freitas. Já Marília Pirillo ministrará “Lendo livros por inteiro: texto, projeto gráfico e ilustrações” Marília, em 1995, ilustrou seus primeiros livros de literatura para crianças e não parou mais. Tem mais de 60 livros publicados com suas ilustrações e sete títulos como escritora. Um deles é o “Passarim de Barros”, que homenageia o poeta Manoel de Barros, onde é feita uma pequena introdução ao “universo manoelês”, suas características, neologismos e temáticas para incentivar a leitura e o trabalho com a poesia em sala de aula.

Veja a programação completa clicando AQUI.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet