Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Pé na estrada

Feriado prolongado é boa oportunidade para fazer turismo em MT; Confira dicas de destinos

17 Abr 2014 - 14:25

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Feriado prolongado é boa oportunidade para fazer turismo em MT;  Confira dicas de destinos
Para quem gosta de viajar, o feriado prolongado que se aproxima é uma boa oportunidade para fazer as malas, sobretudo para explorar destinos próximos, aqui mesmo em Mato Grosso.

O Estado é extenso e possui belas atrações naturais, em meio a muitos rios, cachoeiras e uma natureza muito rica. Para quem está em dúvida, seguem abaixo algumas dicas de destinos turísticos do Estado, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Turístico do Estado (Sedtur):

Chapada dos Guimarães

Só de passear pela pequena cidade, que fica bastante movimentada em feriados e fim de semana, já se pode contemplar outro clima. O município é extenso e apresenta muitas atrações, como o Parque Nacional e suas belíssimas cachoeiras. Outros rios e cachoeiras fora do parque são bastante frequentados, como: Mata Fria, Martinha, Marimbondo, Cachoeirinha, Cachoeira dos Namorados, Geladeira e outras.

Alguns mirantes são ponto certo para contemplação e fotografias, como o Mirante do Centro Geodésico e o Mirante do Morro dos Ventos. Para quem quer andar um pouco mais, a 35 km da cidade está a entrada para a Caverna Aroe Jari e a Lagoa Azul, programa que requer disposição para trilhas a pé e contratação de guia turístico.

Leia também:
Aquário Municipal é reinaugurado e tem expectativa de receber de 200 turistas ao dia
Maior caverna de Mato Grosso é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual


Jaciara

O ponto turístico mais famoso de Jaciara é a bela Cachoeira da Fumaça, uma queda de 30 metros que forma piscinas naturais e corredeiras. Imperdível a prática de rafting no local. Também é possível fazer rapel nesta cachoeira.

Ao redor, estruturas em balneários como o Thermas Cachoeira da Fumaça, Rocha e Paraíso das Águas. A Caverna Que Chora também é uma boa opção turística na região, localizada a 60 km de Jaciara, na Fazenda Vertente. Um dos atrativos são as fontes de água dentro da caverna que saem em diversas direções. Uma destas saídas forma uma deliciosa cachoeira, excelente para banho.

Já no Vale das Perdidas, a 15 km da cidade (12 km pela BR-364 mais 3 km por estrada de terra), há um sítio arqueológico onde foram encontradas pinturas rupestres cujos estudos indicam que as inscrições são datadas entre 3.610 a 4.620 anos. O Vale das Perdidas localiza-se na Fazenda Castanheira. Na mesma área existem cachoeiras e uma lagoa azul.

Tangará da Serra

Um destino apreciado por suas cachoeiras, a mais notável delas a Cachoeira Salto das Nuvens, formada pelo Rio Sepotuba e que tem, além da queda, praia natural para banho. Também há quedas como Salto Maciel, Queima Pé, Cortina da Onça, além de balneários com infraestrutura.

Nobres

Nobres tem algumas das atrações mais bonitas e disputadas de Mato Grosso. Lá, os turistas podem mergulhar em águas cristalinas e nadar junto a variadas espécies de peixes da região.

A Gruta da Lagoa Azul, o Balneário do Estivado o Reino Encantado, com sua flutuação no Rio Salobra, e o Rio Triste são algumas das opções de lazer. Alguns passeios e atividades, como a flutuação, requerem agendamento.

Primavera do Leste

Um dos destinos mais procurados nesta cidade é a Lagoa Azul (Pela MT-130, no KM 5, sentido Paranatinga). Bela local para visitação, banho e muito procurado para prática de mergulho profissional e de superfície.


Essas são apenas algumas das cidades e pontos turísticos do Estado. Confira mais informações sobre cidades, destinos, como chegar e onde se hospedar no site da Sedtur, AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet