Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

semana de literatura

"Doce de formiga": Escritora aposta na poesia para lançar livro infantil

Foto: Divulgação

Começou nesta terça (22) a Semana Sesc de Leitura e Literatura, com palestras e oficinas voltadas tanto para o público infantil, quanto adulto. Fazendo parte da programação, será hoje (23) o lançamento de um livro de poesia infantil muito esperado pelo público: o “Doce de formiga”, de Marta Cocco.

Leia mais: Sesc promove semana da literatura com escritores regionais e nacionais; Veja programação

As ilustrações do livro, publicado pela editora Tanta Tinta/ Carlini e Caniato, são de Marcelo Velasco. A obra vem com o objetivo de preencher a lacuna dos livros de poesia infantil. Geralmente, as crianças têm contato somente com a prosa, mas em “Doce de formiga”, Cocco utilizou-se de várias formas (a cantiga, o poema concreto, o trava-línguas etc.) e musicalidade (rimas, aliterações, ritmo) para despertar o interesse dos pequenos nos 15 poemas do livro.

Temas como a natureza, a diferença de opiniões, a paisagem regional e a ludicidade estão presentes. Alguns poemas estabelecem diálogo com outros textos famosos da literatura brasileira, como o “No meio do caminho tinha uma pedra”, de Carlos Drummond de Andrade. Marta, referindo-se a ele e falando dos tombos, algo muito comum para as crianças, escreveu:

Parece a pedra de Drummond
No meio do caminho tinha uma pedra
e daí
eu tropecei
e caí.

Tinha uma pedra no meio do caminho
e eu andando distraidinho...
Ai! Que foi que eu fiz?
Tem sangue no meu nariz...

No meio do caminho uma pedra tinha
- socorro, mamãezinha,
me cuida senão eu morro!
- Foi só um arranhão
lava com água e sabão!

No caminho do tinha pedra uma meio
Acho que o susto é que foi feio...

Este é o segundo livro infantil de Marta, que já publicou “Lé e o elefante de lata” (Ed. Ideias), além de outros cinco livros de poemas. Além do lançamento oficial da obra, a escritora também fará um bate papo com as crianças, conforme a programação do evento. Esse livro, aliás, tem uma relação especial com a Instituição Sesc, pois, segundo Marta, o primeiro poema para crianças escrito por ela é justamente o Doce de formiga, feito a pedido para compor o espetáculo musical Dó ré mi fá exibido no Arsenal.

Para conferir a programação completa da Semana Sesc de Leitura e Literatura, clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet