Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

homem junto ao mar

Com apenas 21 anos, poeta cuiabano ganha seu 2° prêmio nacional de literatura

Foto: Stéfanie Medeiros

Com apenas 21 anos, poeta cuiabano ganha seu 2° prêmio nacional de literatura
Matheus Jacob Barreto começou a carreira literária cedo. Aos 21 anos, ele já escreveu três livros, sendo que o último deles, “É” (2013) está em sua segunda edição. Em 2011, o jovem cuiabano foi um dos 50 vencedores da competição nacional “III Prêmio Literário Canon de Poesia 2010”. E este ano, o poeta venceu mais um prêmio nacional com seu poema “Homem Junto ao Mar”.

Leia mais: Poeta aos 21: terceiro livro de Matheus Jacob já vai para segunda edição
Poeta cuiabano é comparado a Carlos Drummond de Andrade por professor da USP

O prêmio em questão é o “do 3º Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos do Livro de 2013”, cujo resultado saiu nesta terça-feira (29). Foram 3 mil inscritos e, ao final, somente 100 trabalhos foram escolhidos para publicação de uma antologia. Os versos de Matheus, juntos com os de Leila da Silva Pimenta Dambroski, de Juína, foram os únicos representantes premiados de Mato Grosso.

A antologia com os trabalhos selecionados será lançada em São Paulo, Capital, no Espaço Scortecci, até agosto de 2014 e cada autor vencedor receberá grátis cinco exemplares da obra, conforme o regulamento. Matheus, apesar de surpreso e feliz, também sente-se calmo. “É estranho, não sei como explicar. Eu sei que prêmio nenhum eleva a qualidade literária de alguém, mas aumenta o interesse dos outros para ler este trabalho. Então é como se fosse um prêmio mais para os leitores do que para os autores”, disse Jacob.

Quando Matheus acordou na manhã de terça-feira (29), viu um email de sua editora o congratulando e mandando em anexo a lista dos selecionado di prêmio. Sobre o poema escolhido, “Homem Junto ao mar”, Matheus explicou que é um trabalho diferente do seu modo habitual de escrever. “É uma experiência, um poema que tenta aproximar a poesia das artes plásticas como fizeram gente como João Cabral de Melo Neto - que, apesar de eu ler e considerar um dos nossos maiores poetas, nunca foi meu modelo de escrita. Por isso a novidade – pra mim - desse poema. Por isso o nome do poema, "Homem junto ao mar", típico dos quadros. Além disso, o poema é bem regular, em quadras de sílabas poéticas fixas - uma forma regular que por alguns anos eu abandonei, e nos últimos tempos ando reutilizando e reinventando na minha cabeça”.

Em janeiro deste ano, o livro mais recente de Matheus – “É”, foi alvo de uma crítica literária de um professor da Universidade de São Paulo que o colocou par a par com nomes como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Manoel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. O professor é o doutor em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Nelson Luís Barbosa. Clique AQUI para saber mais.

Em fevereiro, o Olhar Conceito publicou cinco poemas inéditos de Matheus Jacob. Clique AQUI para ler.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet