Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Pele saudável

Especialista alerta para os cuidados necessários à pele dos idosos

Foto: Reprodução

Especialista alerta para os cuidados necessários à pele dos idosos
Lasers e luzes são ótima opção para a pele idosa continuar jovial. Com cuidados específicos, é possível combater manchas propícias dessa fase e regenerar a pele, diz especialista. 

Leia mais: Dermatologista dá sete dicas para evitar acne e cuidar da pele; Confira

Com o passar dos anos, os sinais do tempo começam a aparecer. A pele, que antes era vistosa e jovial, amadurece e se torna uma pele frágil e muitas vezes ressecada. No entanto, quando passa a ser cuidada com produtos específicos e procedimentos estéticos, a pele idosa também tem sua beleza.

No auge de seus 50 anos, Maria Nazi Pereira decidiu se cuidar. A costureira viveu durante muitos anos no sertão nordestino e devido à exposição solar prolongada surgiram manchas e sinais do tempo. “Como não tinha condições financeiras para custear tratamentos, minha pele envelheceu muito rápido”, conta.

Hoje, com 59 anos e com acompanhamento médico, Maria percebe o resultado de alguns procedimentos estéticos e também de ações rotineiras assumidas no seu cotidiano. “Eu utilizo hidratante e protetor solar todos os dias, mesmo quando está nublado. Além disso, já fiz tratamento com laser e botox e em pouco tempo minha família percebeu a diferença”, relatou a costureira.

A dermatologista responsável pelo tratamento de Dona Maria, Sullege Suzuki, explica que a pele dos pacientes maduros podem apresentar manchas, flacidez e coceiras ocasionadas por ressecamento. “A pele do idoso tem suas diferenças por ser mais fina e frágil, por possuir mais vasos aparentes e mais manchas do tempo. Nestes casos, a fragilidade vascular é mais evidente e há perda das fibras de colágeno e de elasticidade”, revela.

A dermatologista recomenda o tratamento com laser para diminuir rugas e manchas causadas pela idade avançada. Por ser uma tecnologia que pode alcançar até as camadas mais profundas da pele, em algumas sessões o paciente já percebe as
diferenças na textura e firmeza da pele.

O acompanhamento médico é indicado para todos os tipos de pacientes, mas se faz necessário aos idosos principalmente pela dificuldade de cicatrização, característica deste tipo de pele.

Além dos tratamentos, a especialista ressalta que existem outros cuidados que auxiliam na prevenção do aparecimento de rugas e manchas, como é o caso do uso de hidratantes e protetores solares.

“A pele do idoso tem mais perda de água, o que contribui para o ressecamento da derme. Por isso a hidratação com cremes emolientes é tão importante. Já a proteção solar é fundamental para tratar o foto-dano ocorrido, já que esse tipo de pele é mais sensível ao calor. Como a reposição de vitamina D também é importante, o sol pode ser necessário nessa fase, mas é importante aproveitar os raios solares do começo da manhã ou final da tarde, que costumam ser mais amenos”, reiterou Suzuki.

Idosos no Brasil

Segundo Sullege Suzuki, a população idosa no país vem aumentando, assim como as tecnologias criadas para atender essa demanda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 23,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos. E até 2060, este número deve quadruplicar.

“Com o crescimento da população idosa, aumentou também a procura pelos cuidados com a pele e por técnicas e procedimentos que proporcionam rejuvenescimento, conforto e aumento de segurança dos pacientes. Não há dúvida de que uma pode ser saudável, bonita e bem cuidada sempre, independente da idade”, destacou a dermatologista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet