Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Cenários Estratégicos

Livro analisa modelo econômico de MT e será lançado durante encontro de prefeitos

Foto: Divulgação

Livro analisa modelo econômico de MT e será lançado durante encontro de prefeitos
O 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses será marcado por diversas atividades culturais, dentre elas o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular. Além disto, entre os dias 22 e 24 de maio, data da realização do evento, ainda será lançado o livro “Cenários Estratégicos de Mato Grosso”.

Leia mais: Encontro de Cultura Popular incentiva intercâmbio de experiências entre estados e países

De acordo com a assessoria, a obra, encomendada pelo deputado estadual José Riva, é resultado das apresentações e discussões que ocorreram no 1º Seminário Cenários Estratégicos, realizado em 2013. O objetivo do evento foi promover o debate acerca do desenvolvimento social e econômico do estado. A intenção é que, a partir da análise do atual cenário econômico, seja possível aos gestores executar ações planejadas, que visam o desenvolvimento a longo prazo.

A publicação é dividida em duas partes. A primeira delas traz a transcrição e algumas imagens das quatro palestras realizadas no Seminário. Também estão colocados alguns pontos levantados pelos debatedores convidados acerca dos temas ministrados.

A segunda parte, intitulada “Dos fatos para as tendências possíveis” são expostos dados sobre o crescimento populacional, a produção, a capacidade de processamento, capacidade de transporte e armazenamento e exportação nos últimos 30 anos. Essas informações são confrontadas com os investimentos realizados pelos governos federal e estadual em logística de transporte, durante o mesmo período.

O livro ainda traz uma crítica ao atual modelo econômico e a distribuição de renda. O texto analisa a relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) do estado e a renda familiar nas regiões que compõem os 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social.

De acordo com o deputado estadual José Riva, a classe política tem sido muito criticada por concentrar as ações no “varejo”, com soluções imediatas. O idealizador do Seminário também criticou a ideia de que o estado seja rico, pois não tem muito a oferecer para o cidadão comum. Para o legislador é preciso que se volte a discutir outras alternativas de escoamento da produção, principalmente por hidrovias.

Nas últimas páginas, o leitor encontrará os desafios históricos para o transporte e abastecimento, que começaram com as monções do período Colonial. Também é feito uma breve descrição das alternativas atuais de modais de transporte. O prefácio do livro foi escrito pela mediadora do Seminário, a jornalista Mônica Waldvogel.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet