Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Teatro

Depois de Poconé, Rondonópolis recebe peça infantil premiada

Foto: Reprodução

Peça

Peça

A convergência de linguagens narrativas com uso de bonecos, sombras, máscaras, canto, cinema e vidrografismos marca o espetáculo da Cia. de Teatro Artesanal, que apresentou-se no Sesc Pantanal nos últimos dois dias (13 e 14). Na próxima sexta (16) e sábado (17) será a vez de Rondonópolis receber o espetáculo “O homem que amava caixas”.

Leia mais: Dançarina de MT é selecionada para uma das grandes competições de dança da América Latina

Baseada no livro “The man Who loved boxes” (1999) de Stephen King, “O homem que amava caixas” ganhou o prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil em 2011, nas categorias Melhor Cenário e Iluminação. A peça, que já passou por Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e São Luiz do Maranhão, conta a história do relacionamento entre um homem introvertido e seu filho. Como é baseada em um livro de ilustrações, não há diálogos. No entanto, por meio de brincadeiras lúdicas e do silêncio, a história mostra o amor do pai por seu filho.

Em um cenário composto de caixas que se transformam em casa, montanha, castelo e aviões, por meio da manipulação direta, os atores contracenam com objetos e bonecos. A companhia carioca Artesanal procura aliar o universo mágico dos títeres com o teatro original, feito por atores de carne e osso. As técnicas de manipulação variam de formato, entre bonecos e atores, atores e máscaras e atores que assumem o estado de boneco. Além disso, a peça também traz aspectos de cinema.

A trilha sonora é minimalista, especialmente composta para a peça e cantada ao vivo pelos atores. O espetáculo surge das imagens construídas pelo jogo cênico, e o aspecto lúdico destas propõe alcançar a “poesia visual” do livro de King.

Segundo o crítico do Centro de Pesquisa e Estudo do teatro infantil, Carlos Augusto Nazareth, “A estética do espetáculo, sua imagética, sua plasticidade e ludicidade é resultado de anos de pesquisa da Artesanal Cia. de Teatro em busca de um equilíbrio entre forma e conteúdo. É um espetáculo imperdível, delicado, lúdico, lírico, que atinge seu público-alvo - as crianças - que acompanham toda a trama, vivenciando emocionalmente o universo criado pelo autor em seu livro e, aqui recriado pelo espetáculo teatral, da melhor qualidade".

“O homem que amava caixas” foi selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2013/2014, e faz parte do plano de formação da platéia, que busca fazer com que o público entenda o espetáculo e participe mais. Para isso, após a apresentação acontece um bate-papo entre o elenco e os diretores com o público.

Serviço
Espetáculo: O Homem que amava caixas; Artesanal Cia de Teatro
Local: Sesc Rondonópolis
Dia 16/05 (sexta-feira) às 14h e 17/05 (sábado) às 19h
Classificação: LIVRE - a partir de 5 anos
Duração: 45 min.
Endereço: Alameda dos Cravos sem número qd: 197
Residencial Colina Verde
Tel: (66) 3411-1450
Gratuito
Capacidade: 209 pessoas



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet