Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Cirquaia

Festival de Festa Junina define grupos de dança classificados para a final em Nova Xavantina; Confira

Foto: Olhar Direto

índios classificam equipe para a final em Nova Xavantina

índios classificam equipe para a final em Nova Xavantina

O Circuito Regional de Festa Junina do Araguaia, o Cirquaia, classificou três coreografias na etapa de General Carneiro para as finais no mês de julho. O grupo "Enverga, mas não quebra", de Ribeirãozinho, e os grupos "Flor do Mamulengo" e de iniciação "Sentinela do Araguaia" dos índios do Merure.

Leia mais: Samba,MPB, sertanejo animam torcedores no Fifa Fan Fest neste domingo

Participaram da etapa em General Carneiro, de 6 a 8 de junho, as coreografias das cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Ribeirãozinho, Araguaiana e General Carneiro. “Foi uma festa maravilhosa onde procuramos manter a tradição da festa junina e a nossa cidade vai forte para a final em Nova Xavantina”, explicou a prefeita de General, Magali Vilela.

O secretário de Cultura de General, Deli Forte Ferreira, parabenizou a participação das cidades vizinhas que trouxeram as equipes e até mesmo torcida para acompanhar o festival de festa junina e o apoio do Governo do Estado que oferece premiação de R$ 40 mil para os municípios que tiverem as melhores coreografias de festa junina.

Esse foi o segundo ano que General Carneiro sediou o Cirquaia e para receber os convidados montou uma megaestrutura no colégio João Ponce de Arruda para apresentação das coreografias. Os alunos ficaram hospedados nas escolas e receberam alimentação da organização. No domingo no encerramento, os vereadores de Barra do Garças Miguelão Moreira, Geralmino Neto, Airton Biroska e Valdemir Barbosa prestigiaram o evento juntamente com o deputado José Riva e a filha dele, Janaina Riva.

Sobre o resultado, a quadrilha Flor do Mamulengo apostou em um tema ligado a vida do retirante nordestino com variação de passos e cenas emocionantes que impactaram o público do Cirquaia. "Fizemos um resgate histórico dos nordestinos que também ajudaram a povoar a nossa região”, enfatizou a diretora do grupo, Eva Maria.

O Cirquaia de General foi aberto com apresentação da coreografia sobre ‘Bumba Meu Boi – Boi Barroso’ do grupo de festa junina da cidade de Araguaiana. A apresentação foi coordenada pela professora Noêmia Soares. A prefeitura de Araguaiana ajudou no deslocamento da equipe e o prefeito José Marra compareceu no Cirquaia dia 6 de junho.

“A festa junina já faz parte do folclore brasileiro e a disputa entre cidades certamente vai aumentar essa tradição em Mato Grosso. E claro que Araguaiana não poderia ficar de fora desse evento. Parabenizo a nossa equipe e a organização do evento”, frisou José Marra.

A próxima etapa do Cirquaia no Araguaia está previsto para os dias 22 e 23 de junho em Ribeirão Cascalheira e dia 27 de junho em Serra Nova Dourada e as finais em Nova Xavantina dias 4, 5 e 6 de julho.

Já foram realizadas as etapas de General Carneiro e Santa Cruz do Xingu. De acordo com o regulamento as melhores coreografias de festa junina serão classificadas para a final em Nova Xavantina dias 4, 5 e 6 de julho.

O próximo evento folclórico em General Carneiro será no mês de agosto com a Feira Agropecuária que terá os shows de Edy Britto e Samuel dia 29/08; Pedro Henrique e Fernando, 30/08 e Ouro Preto e Boiadeiro, dia 31/08.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet