Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Saúde

Secretaria da Saúde oferece testes de HIV gratuitos na Fifa Fan Fest

Secretaria da Saúde oferece testes de HIV gratuitos na Fifa Fan Fest
Quem passar pela Fifa Fan Fest em Cuiabá poderá realizar testes rápidos para detecção do vírus HIV. Os testes são realizados no trailer da Campanha Proteja o Gol, que estará presente no local durante os dias de transmissão de jogos.

Leia mais: Em clima de Copa: Cosmopolish Nail Bar oferece design de unhas e drinks temáticos

Só em dois dias de eventos, já foram realizados 11 testes. Segundo Janaína Carla Lugli, enfermeira do programa DST Aids, nenhum resultado foi positivo. “Estamos aqui para orientar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis, distribuímos kits com preservativos e panfletos com informações sobre o assunto”, disse Janaína, que também afirmou que até o final do Mundial devem ser distribuídos cerca de 2 milhões de preservativos

Teste

O teste realizado no local é feito por enfermeiros, em um ambiente fechado. O resultado fica pronto em 15 ou 20 minutos. Podem fazer o teste pessoas com mais de 18 anos, de nacionalidade brasileira e que não aparentem sinais de embriaguez.

São oferecidos quatro testes: sífilis, HIV e hepatites B e C. No caso do HIV, se o primeiro teste der positivo será realizado um segundo de marca diferente. Se os dois derem positivo, o paciente é, então, encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado-SAE, em Cuiabá.

Realização


A FIFA Fan Fest é uma realização da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em parceria com Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria-Extraordinária da Copa, e a Associação Casa de Guimarães, responsável pela estrutura do evento.

Montado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Acrimat), a apenas 2,5 km de distância da Arena Pantanal, o FIFA Fan Fest é um espaço com entrada gratuita à população e turistas, em uma área total de 40 mil m² com capacidade para receber até 40 mil pessoas, e estacionamento para dois mil veículos.

A Campanha Proteja o Gol tem parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o Ministério da Saúde e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet