Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

pontos do mato

Projeto de turismo cultural durante a Copa encerra-se neste domingo; Participe!

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Projeto de turismo cultural durante a Copa encerra-se neste domingo;  Participe!
Cuiabá, uma das cidades sedes da Copa do Mundo 2014, não aparentava estar preparada para um evento de tal magnitude. Mas quando o mundial finalmente chegou à capital mato-grossense, foi uma chuva de elogios. E estes elogios não foram só por conta da cidade ser palco de grandes disputas do futebol ou pelos belos cenários naturais de seu entorno, mas também, por revelar uma produção cultural significativa.

Leia mais: Mês de julho no Sesc terá oficinas, espetáculos, e sessões de cinema para toda a família
"Caravana" levará turistas para conhecer pontos culturais de Cuiabá durante a Copa

Dentre tantas atividades por toda cidade, artistas e espaços culturais foram valorizados, especialmente no caso do Circuito Cultural Pontos do Mato, que chega ao final neste domingo (29). E o legado foi deixado: a tecnologia utilizada para ampliar as exposições e garantir acessibilidade deve servir de modelo para outros espaços.

De acordo com a assessoria, desde o dia 10 de junho, turistas de várias nacionalidades, de outros estados e até quem vive na Baixada Cuiabana, aproveitaram o ônibus gratuito para realizar uma viagem pela cidade, por sua ancestralidade e pela arte contemporânea gerada em solo mato-grossense.



Três museus cuiabanos – da Caixa D´Água Velha, Arte Sacra e Casa Dom Aquino - e a escola Circo Leite tiveram seu acervo e dependências evidenciadas com o projeto.

O produtor do Circuito Cultural Pontos do Mato, Eduardo Espíndola, realça que as ações ganharam ainda mais vulto porque, além de conhecer os lugares e nossa cultura, os visitantes interagiram com ela. “Os turistas e moradores puderam não só apreciar, como participar diretamente do fazer cultural. Ficaram encantados com tanta riqueza cultural e a capacidade de criação dos nossos artistas”, ressaltou.

Os coreanos Yonggun An e Youran Paak, a exemplo, se mostraram surpresos com os indígenas. “Nos surpreendemos porque foi a primeira vez que estivemos de frente a índios. A única imagem que tínhamos deles era pela TV. Vê-los com câmeras fotográficas, computadores e celulares foi muito curioso”, disse Yonggun An. 

Eduardo Espíndola avalia ainda, que o projeto oxigenou o cenário urbano. “A divulgação dos museus e dos pontos de cultura para a nossa população foi muito positiva. Todos se preparam para receber os visitantes ampliando as exposições, reformulando os atendimentos, capacitando colaboradores para atendimento dos turistas estrangeiros, confeccionando materiais em inglês e espanhol, dentre outras ações”.



Além disso, os museus de Arte Sacra, Pré História e Caixa D'água também prezaram pela garantia de acessibilidade, ao disponibilizar informações em braille para os visitantes com deficiência visual. “Foram disponibilizados ainda, audioguia em inglês e espanhol para que os visitantes pudessem conhecer mais sobre a programação, história e curiosidades dos espaços”, ressalta.

“Além disso, a tecnologia empregada durante o circuito está sendo consultada por vários espaços para que sirva como norteador para ampliação de exposições, acessibilidade entre outros. Para os pontos de cultura foi extremamente rico o contato com as culturas de outros países e o intercambio com os turistas que participaram das atividades”, garante.

Turistas interagiram com arte local

O Circuito Cultural Pontos do Mato leva turistas brasileiros e estrangeiros rumo a uma incursão pela cultura mato-grossense, com direito a vivência com ribeirinhos, artistas circenses, jovens músicos da música de concerto, dançarinos de siriri, cururueiros e dezenas de etnias.

Um ônibus com 42 lugares sai todas as tardes até o dia 29 de junho da Arena Pantanal, passando pelo Centro de Atendimento ao Turista e rumo a quatro pontos de Cultura de Cuiabá: o Pontão Ação Cultural em Rede, com sede no Museu de Arte Sacra; Instituto Ciranda, que desenvolverá as atividades no Museu do Morro da Caixa D'agua Velha; Escola de Circo Leite de Pedras; e Museu da Pré-História Casa Dom Aquino.



A programação está dividida em dias pares e ímpares. No dia 28, os visitantes participam de atividades no Museu de Arte Sacra e no Museu do Morro da Caixa D' água Velha. Já nos dias 27 e 29 é a vez do Museu da Pré História-Casa Dom Aquino e o Ponto de Cultura Escola de Circo Leite de Pedras acolherem os grupos.
 
Para o chileno José Contreras, “a experiência foi incrível! Poder ver um esqueleto de dinossauro praticamente completo, indígenas dançando, poder dançar junto, fazer parte dessa festa é uma emoção inexplicável... Apreciar a arte circense local também foi empolgante. Mas, falando de futebol, me perdoem, mas o Chile ainda vai ganhar do Brasil por um a zero!”.
 
Serviço

O quê: Circuito Cultural Pontos do Mato (gratuito)
Quando: 27, 28 e 29
Onde: Saída na Arena Pantanal e Centro de Atendimento ao Turista
Informações: www.acaocultural.org
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet