Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Destino Brasil

Chapada dos Guimarães é destaque em blog do Ministério do Turismo

Foto: Reprodução/ Portal Nobres

Chapada dos Guimarães é destaque em blog do Ministério do Turismo
O Ministério do Turismo, com o objetivo de manter viajantes e aventureiros informados dos melhores lugares a serem visitados pelo Brasil, mantém um blog chamado “Destino Brasil”. E a dica deste começo de julho é Chapada dos Guimarães.

Leia mais: Jaciara e Chapada são boas opções para turistas / Jaciara and Chapada are good options for tourists

Desde a Copa do Mundo, Cuiabá, bem como os municípios no entorno, ganharam evidência internacional. O jornal “The New York Times” chegou a fazer uma matéria elogiando a hospitalidade dos cuiabanos, bem como as atrações naturais e ecossistemas únicos (veja AQUI).

Mas agora, Chapada dos Guimarães ganha destaque entre os próprios brasileiros, que passam a notar as belezas antes “escondidas” no próprio país. O blog no Ministério do Turismo indica pontos a serem visitados, bem como conta um pouco da história local. Confira na íntegra:

#Escapadinha: belezas naturais e místicas da Chapada dos Guimarães

Aventura, ecoturismo, história e cultura. Um roteiro completo a 64 quilômetros de Cuiabá. A Chapada dos Guimarães abriga paisagens fantásticas com mirantes naturais que proporcionam vistas incríveis das planícies do Centro Oeste brasileiro além do Pantanal. Esse cenário exuberante é considerado um dos lugares preferidos de quem busca contato com a natureza.

A mística cidade é formada por imensas formações rochosas pacientemente esculpidas pela natureza. O Portão do Inferno, a Salgadeira, o Morro de São Jerônimo, o Mirante (de onde é possível enxergar as luzes de Cuiabá, a 60 km de distância) e o Circuito das Cachoeiras, são alguns dos espetáculos naturais da região.

Segundo o professor de história e guia de turismo Oscar Corrêa, Chapada está hoje a 800 metros de altitude em nível do mar e traz além de suas belezas naturais, um bioma importantíssimo, o cerrado mato-grossense. “Chapada é um símbolo do turismo nesse bioma. Localizada a 64 quilômetros de Cuiabá, ela é um pulo para o mundo. Conhecer as maravilhas desse lugar é conhecer a própria vida do planeta terra”, relata o historiador.

Uma atração imperdível para o turista que visita à cidade é o passeio no Circuito das Cachoeiras, onde os visitantes conhecem o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, várias cachoeiras e paisagens deslumbrantes. A caminhada de aproximadamente 7 km (ida e volta) tem início numa antiga estrada de serviço e segue com trilhas leves e moderadas.

Uma cachoeira se destaca neste circuito, por estar entre as 30 mais belas do país e ser conhecida internacionalmente: a cachoeira Véu de Noiva. A origem de seu nome surgiu em 1919, quando o bispo Francisco Corrêa achou a queda daquela água semelhante a um véu de uma noiva.

Chapada dos Guimarães impressiona os turistas que se deparam com a vista panorâmica dos paredões de arenito vermelho-alaranjado. O professor Oscar Corrêa ressalta que a profundidade de cânions é de 103 a 113 metros de profundidade. “Temos a convicção que há 450 milhões de anos atrás por essa região passou o mar que deixou aqui sua marca principalmente nos paredões de arenito onde foram encontrados fósseis de baleias e fosseis petrificados de conchas”, revelou.

Conheça esse lugar cercado de belezas exuberantes!

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet