Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carreira

questões filosóficas

Palesta de filosofia aborda o Mito de Ulisses e a conquista da alma humana

Foto: Reprodução

Palesta de filosofia aborda o Mito de Ulisses e a conquista da alma humana
“Na história de Ulisses não há exércitos inimigos propriamente ditos, há obstáculos que a natureza coloca em seu caminho, e para vencê-los há que ter Inteligência, destreza, coragem e força”.

Leia mais: Luta X Letras: lutador Muay Thai lança livro de autoajuda baseado na filosofia oriental

O trecho acima ilustra a primeira página da Odisseia de Homero e mostra um pouco do que a obra reserva. O personagem principal desta história é o herói greco-romano Ulisses, autor do Cavalo de Troia, o presente que os Gregos deram aos Troianos e que pôs fim a quase 10 anos de guerra. Mas a saga de Ulisses vai muito além desta guerra é o que garante a professora de filosofia Aline Almeida. Ela apresentará o Mito de Ulisses, neste sábado (06/07), às 18h, na Nova Acrópole Cuiabá.

História e mitologia se confundem em meio a tantos fatos que fazem parte dos livros ou foram transmitidos verbalmente ao longo de inúmeras gerações. Mas afinal, quem foi Ulisses? O que buscava? Por que retornar a Ítaca? E Penélope, o que pretendia ao tecer e destecer seu manto a espera do amado? Para a professora, o mito está repleto de símbolos que permitem uma leitura filosófica capaz de transportar Ulisses para os dias atuais.

Aline explica que o mito representa todas as provas que passamos diariamente para relembrar quem somos, de onde viemos e para onde regressaremos. “A proposta é analisar os personagens e os principais acontecimentos da história fazendo uma relação com a própria saga humana na conquista de si mesmo. Ulisses representa o homem que tem que passar por algumas provas, ou seja, desafios que trazem ensinamentos e oportunidades que permitem ao herói retornar ao contato com sua Alma Imortal, representada no mito por Penélope, a esposa paciente e fiel”.

A Nova Acrópole Cuiabá está localizada na Rua Mané Garrincha, no 82, Bairro: Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações pelo fone: (65) 2129-9002 /9919-1700 ou no facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba.

(Com assessoria)


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet