Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

DICA DE VIAGEM

No Araras Eco Lodge visitantes 'enfrentam' sua própria natureza e harmonizam com a fauna e flora

14 Mai 2013 - 15:40

Stéfanie Medeiros - Especial para o Olhar Conceito

Foto: Fotos por Stéfanie Medeiros

No Araras Eco Lodge visitantes 'enfrentam' sua própria natureza e harmonizam com a fauna e flora
No meio da mata nativa e dos animais selvagens, muitas pousadas se propõem a trazer um pedacinho da cidade para o Pantanal, um lugar onde as pessoas possam observar a beleza natural sem sair da sua zona de conforto. Este é o oposto do que quer o Araras Eco Lodge, ou seu proprietário, André von Thuronyi, 58 anos.

“Aqui nós somos naturalistas”, disse André; “Nossa proposta é o reencontro consigo mesmo através da natureza. Porque isso aqui é a verdade, nós todos viemos da natureza, mas de alguma forma estamos nascendo no concreto. Aquilo [cidade] não é real. É aqui que a gente se reencontra”.

Os brejos, árvores, vegetação aquática e animais estão onde sempre estiveram: o Pantanal não teve que se adaptar a pousada, e sim o hotel se adequou ao Pantanal, incorporando em sua estrutura tanto a flora, quanto a fauna do local. Ou melhor dizendo: o Araras Eco Lodge passou a ser uma das milhões de formas de vida que habitam nosso rico ecossistema pantaneiro.

Às cinco da manhã, grupos de hóspedes já estão acordados andando pelas trilhas, visitando as torres e interagindo de forma harmônica com os animais. Durante o dia, o movimento no gramado e caminhos de pedras do hotel são usados tanto por pessoas, quanto por capivaras, pássaros, veados pantaneiros e demais moradores da região. “As pessoas falam pra mim: ‘você é naturalista, mas faz isso, faz aquilo. Todas as figuras que se destacam são controversas. Eu acredito que para preservar uma grande quantidade de terra, é preciso ceder uma pequena porção”, disse Thuronyi.

Mas é como se a pequena porção de terra cedida tivesse se integrado a rotina dos animais. Os que caçam a noite geralmente convivem com grupos ampliando sua visão no escuros pelas trilhas. Dividem o espaço com pessoas que falam diferentes línguas, que os admiram e que, de certa forma, passaram a fazer parte do Pantanal.

POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO E HARMONIZAÇÃO AMBIENTAL


Thuronyi, já instalado no Araras Eco Lodge há 23 anos, evita trazer para o Pantanal interruptores da harmonia vigente na região. Por exemplo, ele não tem cachorros em sua propriedade, e afirma que não são bem vindos. “Eles atrapalham com o equilíbrio do lugar e causam distúrbios no ecossistema”, explicou para um grupo de hóspedes.

Na entrada principal da sede da pousada, sem saber exatamente quais seriam os resultados, André plantou uma fileira de palmeiras. E além dos frutos, as consequências foram belas, e ligeiramente barulhentas: uma colônia de papagaios instalou-se nas árvores, protegendo-se pela convivência em grupo.

Outro investimento, necessário para a conservação da espécie e uma das “atrações” preferidas dos turistas, tanto estrangeiros quanto brasileiros, são as araras azuis. Um dos casais desta ave vive na propriedade de André, e já teve um total de 18 filhotes, sendo que quatro deles sobreviveram com certeza.

Um dos desafios para que a espécie multiplique-se é diminuir a mortalidade dos filhotes. Como o ninho das araras azuis são pequenos para que dois recém-nascidos cresçam juntos, o irmão mais forte joga o mais frágil para fora do ninho. O sobrevivente fica aos cuidados dos pais por 18 meses.

Para tentar resolver este problema, André colocou em três árvores casinhas de um material especial com espaço suficiente para três filhotes. Desde então, as aves passaram a cuidar de até dois filhotes ao mesmo tempo. No entanto, a natureza é dinâmica, e um formigueiro, e em seguida uma jaguatirica, foram os responsáveis pela morte de dois dos bebês azuis. Por isso é possível ver nas árvores onde as araras têm seus ninhos uma faixa de ferro e um fio coberto de graxa no tronco: para evitar predadores desta espécie em extinção.

Endereço do Araras Eco Lodge:

Estrada Parque Transpantaneira, km 32 - Mato Grosso - Brasil

A Pousada Araras Pantanal Eco Lodge (latitude: Sul 16o30'42,4" e longitude: Oeste 56o 42'39,4") está localizada no Pantanal Norte, principal santuário de vida silvestre do continente sul-americano. Inserida num ambiente de rara e múltipla biodiversidade, a pousada foi construída em harmonia com seu entorno e tem acesso, durante todo o ano, pela Estrada-Parque Transpantaneira, a 132 km ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet