Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

legado da Copa

Exclusiva: Torcedor desolado fala com Olhar Conceito sobre o sucesso de sua foto icônica

Exclusiva: Torcedor desolado fala com Olhar Conceito sobre o sucesso de sua foto icônica
Em uma partida como a desta terça-feira (08), há uma comoção nacional, uma mistura de emoções que transitam entre tristeza, humilhação, descrença, revolta e, depois de enxugar as lágrimas, esperança. E uma foto capturou perfeitamente o sentimento dos brasileiros quando a Alemanha ganhou da nossa Seleção por 7x1: A do Gaúcho da Copa.

Foto: BBC

O “Gaúcho da Copa” na verdade chama-se Clóvis Fernandes, morador de Porto Alegre, em Rio Grande do Sul. O senhor, que virou uma web-celebridade do dia para a noite por conta de sua expressão devastada com a derrota do Brasil, é um entusiasta do futebol. Clóvis já assistiu à 154 jogos em 7 Copas do Mundo.

Leia mais: Veja como a internet reagiu à derrota "humilhante" do Brasil no jogo contra a Alemanha

Nesta quarta-feira (09), o senhor segue para o Rio de Janeiro, onde pretende assistir o encerramento do mundial. “Se der, eu ainda quero passar em Brasília pra torcer para a nossa Seleção da disputa pelo terceiro lugar”, disse Clóvis em entrevista ao Olhar Conceito ainda nesta quarta.

Apesar deste sucesso instantâneo depois do jogo de ontem, Clóvis já é um torcedor antigo e conhecido do Brasil. Em um vídeo oficial da FIFA, ele é considerado o “12º jogador da seleção”, tamanho é seu apoio aos que entram em campo em cada jogo. Clique AQUI para assistir.



Sobre a foto que virou símbolo da tristeza brasileira na semi-final da Copa de 2014, Clóvis ainda não fazia ideia da repercussão da imagem. Após o jogo, ele e os dois filhos já começaram os preparativos para viajar para o Rio de Janeiro. Hoje, a família ainda está na estrada, sem sinal de internet estável. “Nós estamos viajando, sabíamos que tinha tido milhares de curtidas em algum lugar, mas não temos muita ideia de o quanto a foto rodou”, disse.

Clóvis ficou surpreso quando a reportagem do Olhar Conceito informou que a foto já foi publicada em diversos sites internacionais, ganhando matérias que falam unicamente sobre sua foto. “ Foi um momento muito sofrido, de muita tristeza. Nós ainda estamos numa tristeza muito grande pelo jogo”, disse. Em sua página do facebook (Clique AQUI), o torcedor número 1 do Brasil já recebeu diversas mensagens, inclusive de alemães.

“Uma menina alemã enviou uma mensagem de apoio. Ela foi muito querida. Pela página nós começamos a ter uma ideia do alcance dessa foto. Algumas pessoas mandaram mensagens em línguas que nem entendemos, cheia de risquinhos”, disse Clóvis, simpático.

Mas o que aconteceu depois do momento da foto?

Antes deste momento ser capturado pelos fotógrafos do Estádio do Mineirão, Clóvis Fernandes, o “Gaúcho da Copa” apareceu segurando sua taça, sorrindo, esperançoso de que o Brasil fosse vencer mesmo sem seu capitão Thiago Silva e jogador estrela Neymar Jr. 



Mas então, em meia hora de jogo, essa foi a mudança do semblante do senhor e, claro, de todos os fãs do futebol brasileiro e Copas do Mundo:



Por trás de todas as fotos, no entanto, há uma história. E a Clóvis Fernandes é uma que representa o legado desta Copa do Mundo no Brasil. Sua expressão triste, suas lágrimas e abraço à taça que não seria mais nossa são de cortar ao coração. Mas eis o que aconteceu depois do choque inicial: Clóvis estava rodeado de torcedores brasileiros e alemães no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.


Foto: Michael Steele / Getty Images

Quando a vitória da Alemanha ficou óbvia, o senhor dividiu sua taça com os fãs do futebol alemão, mostrando que a tristeza de o Brasil ter perdido não diminuí a hospitalidade, simpatia e carisma pelos turistas que vieram acompanhar o mundial no país.



E talvez esse seja o lembrete principal do ícone do jogo no Mineirão: Mesmo triste, o mais importante de uma Copa do Mundo é fazer amizades, conhecer novas culturas e mostrar que o Brasil tem muito mais a oferecer além do futebol.



Fotos:Michael Steele / Getty Images
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet