Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

TEAF

Grupo de Alta Floresta apresenta-se em 5 cidades para comemorar seu 26º aniversário

Foto: Divulgação

Grupo de Alta Floresta apresenta-se em 5 cidades para comemorar seu 26º aniversário
Para comemorar seu 26º aniversário, o Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) volta à estrada com apresentações em cinco cidades, dentre elas Cuiabá, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Alta Floresta. O projeto conta com o patrocínio do Banco da Amazônia.

Leia mais: Dezesseis filmes nacionais e internacionais são exibidos na Maratona Cinesesc

De acordo com a assessoria, na bagagem dos atores e técnicos do TEAF vão adereços, cenários, figurinos, instrumentos e vários outros apetrechos indispensáveis para proporcionar ao público destas cidades a oportunidade de fruição do clássico do Teatro Épico: “A Santa Joana dos Matadouros”.

Entusiasmados com o patrocínio e a possibilidade de mostrar o espetáculo também dentro do Mato Grosso, o TEAF encara o projeto como um presente de aniversário. Além do espetáculo, o TEAF leva em sua bagagem a “oficina Tertúlia Teatral”. A oficina é uma ação formativa de compartilhamento de processo, técnicas e formas de gestão entre o TEAF e os grupos, artistas e interessados pela arte teatral. Essa atividade também será realizada em todas as cidades.



Sobre a peça

A encenação é feita com sete atores do grupo se revezando entre as mais de trinta personagens e permanecem em cena, todo o tempo da encenação. Os atores acompanham a narrativa realizando a ambientação sonora, tocando e cantando e operando a luz, sentados em sete cadeiras dispostas nas laterais do espaço cênico.

A peça mostra a História de uma jovem militante do movimento cristão que trabalha em prol dos pobres e oprimidos e, o seu envolvimento e da sua igreja com o universo de um empresário ambicioso que detém monopólio do gado e da carne. A História de Joana é contada em contra ponto a História da personagem Bocarra, empresário da carne que resolve sair do ramo, alegando ter sido tocado quando viu o sofrimento nos olhos de um animal sendo abatido. Ao propor para o seu sócio comprar sua parte nos negócios, esse diz aceitar, mas só compra quando ele acabar com a concorrência, o que acaba por provocar uma crise em todo o sistema de produção de carne, afetando a vida dos empresários e operários do setor, transformando a jovem em mártir da causa.

Bertolt Brecht, nesse texto, expõe de forma clara e didática como as grandes empresas determinam o funcionamento do mercado, liquidando com os concorrentes, criando seus impérios e monopolizando o mercado. Palavras e expressões como: corrupção, controle de mercado, formação de cartel, preço de mercado, crise de mercado, entre outras tão usadas na mídia atual, são demonstradas como são provocadas e utilizadas para enriquecer alguns e manter um sistema de exploração de mão de obra sempre ativo e produtivo para poucos. O texto foi escrito entre 1928 e 1931, tendo a cidade de Chicago EUA, como cenário. Hoje, diante da crise da Europa e considerando a chegada de grandes empresas internacionais que comercializam alimentos e principalmente a carne, no estado do Mato Grosso e em vários estados brasileiros, o texto de Santa Joana ganha um cenário propício para uma montagem atualizada em um cenário mato-grossense.

Serviço

O que: Circulação TEAF
Locais e datas:
Cuiabá - 15 e 16/07
Tangará da Serra - 17 e 18/08
Lucas do Rio Verde - 19 e 20/07
Guarantã do Norte - 01e 02/08
Alta Floresta - 08 e 09/08
Patrocínio: Banco da Amazônia
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet