Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Saúde dental

Técnica menos invasiva trata disfunção na mandíbula e acaba com dores e problemas de mastigação

Foto: Reprodução

Técnica menos invasiva trata disfunção na mandíbula e acaba com dores e problemas de mastigação
Uma técnica menos invasiva do que a cirurgia convencional é alternativa para eliminar dores de
cabeça, dores no ouvido, estalos ao abrir a boca e dificuldades de mastigação, devidos a disfunções na articulação da mandíbula. A os problemas na ATM (arculação temporo mandibular) atingem mais de 10 milhões de brasileiros, de acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial.

Leia mais:
 Conheça cinco razões para fazer o "teste do pézinho" nos recém-nascidos

A nova técnica se chama artroscopia, e trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada por ortopedistas, que se tornou uma grande aliada dos cirurgiões dentistas. Há cerca de dois anos ela vem sendo implantada no Brasil de forma acessível: “Os instrumentos podem ser adquiridos de fornecedores diferentes, a custos menores e com isso já está disseminado em vários Estados do país”, afirma o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Gabriel Pastore.

Diversos planos de saúde cobrem o procedimento, o que faz com que mais de 70 milhões de brasileiros tenham acesso à técnica, que leva de 30 a 40 minutos de cirurgia com menos sangramento e pós-operatório mais simples do que a cirurgia convencional.
A disfunção

A cada dez consultas odontológicas, sete são provocadas pela disfunção da ATM, e na maioria dos casos as disfunções acontecem entre as mulheres. Para cada homem com disfunção de ATM, existem nove mulheres com o problema, principalmente as que têm entre 30 e 40 anos de idade.

A disfunção da ATM normalmente é provocada por stress e tensão. Os sinais e sintomas são: dores na frente dos ouvidos, na cabeça irradiando para região cervical, estalos ao abrir a boca e dificuldades ao mastigar. A disfunção da ATM pode provocar cansaço - principalmente ao acordar - e, em alguns casos, até vertigem ou tontura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet