Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Teatro

As descobertas da infância e a identidade de gênero são apresentadas em um musical no Sesc Arsenal

Foto: Drika Bourquiim / Reprodução

As descobertas da infância e a identidade de gênero são apresentadas em um musical no Sesc Arsenal
Um musical infantil encenado por uma companhia paulista chega a Cuiabá na próxima semana. Trata-se do espetáculo “O menino Teresa”, um solo da atriz Cláudia Missura com produção sonora ao vivo de Tata Fernandes.

A peça conta a história de uma menina que decide virar menino durante uma tarde. Esta menina é Teresa, uma garota ingênua e convicta, que quer desvendar os mistérios do mundo masculino. Para isso, ela organiza uma expedição e segue para o quarto escuro e abandonado dos meninos com uma vela e um mapa em mãos.

Leia mais: Grupo de Alta Floresta apresenta-se em 5 cidades para comemorar seu 26º aniversário

Teresa mostra, no decorrer do espetáculo, suas dúvidas e certezas, seus pensamentos e atitudes sobre as questões de gênero. O espetáculo busca, também, o reencontro da menina com a figura paterna. Em sua aventura, Teresa descobre mais igualdades do que diferenças, e anota tudo em um bloquinho onde faz um “placar” entre os sexos.

“O menino Teresa” é um convite para discutir a identidade de gênero e discutir padrões ou falta deles. Por isso, logo após o espetáculo a companhia propõe um bate-papo com a plateia.

O espetáculo já foi adaptado para a televisão em um especial veiculado na TV Cultura, e também virou uma série de oito episódios no suplemento “Folhinha” do jornal Folha de S. Paulo. Agora, a peça ganhou uma versão em livro com o lançamento de “Os mundos de Teresa” de Marcelo Romagnoli, que é vendido após as sessões.

As apresentações marcam também os 10 anos do grupo “Banda Mirim”. O espetáculo “O Menino Teresa” já ganhou prêmios como APCA Melhor Cenário e FEMSA Melhor Atriz e Melhor Cenário. Além disso, foi selecionado pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 para percorrer seis capitais e por este motivo vem a Cuiabá nos dias 22, 23 e 24 de julho, às 15h, no teatro do Sesc Arsenal.

Sobra a Companhia

Sediada na cidade de São Paulo e com 10 anos de atividade, a Banda Mirim é um grupo composto por artistas provenientes de várias áreas - entre atores, músicos, cantores e artistas circenses -, que se destacam, desde 2004, com seus espetáculos multidisciplinares destinados ao público infanto-juvenil.

Desde sua criação, dedica-se a inventar e produzir atividades cênicas que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música.

Já são mais de de 100.000 espectadores, 600 apresentações, dois cd´s, dois especiais para televisão, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório.

Serviço

O Menino Teresa
Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de junho, s/n Bairro Porto – Cuiabá)
Datas e horários: 22, 23 e 24 de julho, terça a quinta, às 15h
Entrada: franca
Classificação: livre - Recomendado a partir de 5 anos.
Duração: 50 minutos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet