Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

filosofia

“Simplicidade é sabedoria” é tema de palestra na Nova Acrópole nesta quarta-feira

Foto: Reprodução/ Ilustração

“Simplicidade é sabedoria” é tema de palestra na Nova Acrópole nesta quarta-feira
A palestra ”Simplifique: Simplicidade é sabedoria”, que acontece nesta quarta-feira (16/07), às 19h30, na Nova Acrópole Cuiabá, tem um tema bastante recorrente no cotidiano das pessoas. “A simplicidade é o último degrau da sabedoria”, dizia o poeta e escritor Khalil Gibran. Mas como encontrar essa simplicidade em um mundo cada vez mais exigente, com horários apertados e tantas coisas para se fazer? Para a professora de filosofia, Aline Almeida, o homem torna-se mais sábio, quando ele tira os excessos e consegue ser cada vez mais fiel a sua essência.

Leia mais: Palesta de filosofia aborda o Mito de Ulisses e a conquista da alma humana

Para isso, é preciso primeiro se conhecer um pouco mais, perceber o real sentido de nossa existência. A professora explica que a linguagem da simplicidade é também a linguagem da natureza. “O homem que aprende a viver com a natureza, vive de forma simples, e extrai dela sua verdadeira sabedoria, e por isso é feliz”. Aline conta, que a maior dúvida de quem chega à Nova Acrópole é como conseguir encontrar um ponto de equilíbrio em meio às exigências do mundo moderno. As pessoas se sentem angustiadas, agitadas, correndo em busca de objetivos materiais que nem sempre são sinônimos de realização.
 
“Quando somos jovens, sentimos uma pressão por escolher uma profissão, então chega a vida adulta e com ela a necessidade de uma colocação no mercado, então precisamos comprar um carro, uma casa e, por fim, construir uma família. Pensamos que cumprindo esse ciclo seremos felizes e realizados. Mas parece que um vazio interno permanece ao longo do tempo, como se sempre estivesse faltando algo”. Para ela, não há nada de errado em cumprir esses ciclos, mas será que a vida se restringe somente a isso?  
 
É neste ponto que surge a filosofia para mostrar ao homem que a vida pode ser bem mais interessante e plena do que a sobrevivência a qual, muitas vezes, as pessoas se submetem. O papel da filosofia prática é mostrar ao homem que as respostas sobre a vida estão dentro de si e não fora, que a realização começa no interior do homem, ao se conhecer, ao entender suas necessidades humanas. “AFilosofia nos ensina a viver melhor, nos ensina a olhar novamente para a natureza e fazer perguntas sobre si mesmo e sobre o universo. É uma linguagem da alma, simples, e que nos permite tirar esses pesos todos que fomos acostumados a carregar”, pontua.
 
De acordo com a assessoria, no dia 23/07, a Nova Acrópole apresenta o tema: “O que fazer com meus defeitos?”. As duas palestras antecedem a abertura de turma marcada para o dia 30/07, às 19h30. O curso de filosofia prática é dividido em módulos. O primeiro nível tem duração de cinco meses e compreende as disciplinas de Ética – Unidade dentro do Homem, Sociopolítica – Unidade na Sociedade e Filosofia da História.
 
Serviço

A Nova Acrópole Cuiabá está localizada na Rua Mané Garrincha, número 82, Bairro: Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações pelo fone: (65) 2129-9002 /9919-1700 ou no facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet