Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Centro assombrado

Lendas Urbanas ganham vida com peças noturnas no centro de Cuiabá

Foto: Reprodução / Téo Miranda

Lenda urbana da noiva em intervenção de 2013

Lenda urbana da noiva em intervenção de 2013

Uma carroça mal assombrada, a procissão das almas, a noiva de branco que anda pelas ruas durante a noite. Saindo das lendas urbanas narradas por Dunga Rodrigues, as histórias antigas e aterrorizantes ganham vida no “Passeio Noturno”, organizado pelo grupo de teatro de rua Tibanaré. 

Leia mais: As descobertas da infância e a identidade de gênero são apresentadas em um musical no Sesc Arsenal

O grupo já trabalha e pesquisa o teatro de rua há algum tempo. Dentre suas intervenções artísticas está o “Andarilhos das Estrelas”, em que cantigas de roda e poesia são apresentadas pelas ruas de Mato Grosso. “Desta vez a pegada é outra”, explica Jefferson Jarcem, diretor do grupo, “O ‘passeio noturno’ trata de assuntos mórbidos com uma pitada de humor”.

São cerca de 40 minutos percorridos desde o calçadão da Galdino Pimental até a Praça da República, em que os espectadores encontrarão os personagens de diversas lendas urbanas pelo caminho. Segundo Jefferson, a experiência também é interessante por causa do horário: “A partir das 18h30 podemos ver a mudança em relação às pessoas que estão nas ruas. Neste horário acontece o fechamento do comércio e vão chegando outras pessoas que trabalham no mesmo local durante a noite”.

O espetáculo é indicado para toda a família e, apesar de tratar de assuntos como morte e assombrações, não é contra-indicado para crianças: “O espetáculo acaba se tornando medonho para quem tem medo normalmente. Mas uma criança pode até achar engraçado um defunto levantar do caixão e cantar as serestas cuiabanas”, explica Jefferson.

‘Passeio Noturno’ acontece de terça (22) a sexta (25), às 18h30 nas ruas do Centro de Cuiabá. A participação é gratuita e o ponto de encontro é o calçadão da Galdino Pimentel. Esta é a primeira peça do grupo Tibinaré que conta com a participação dos alunos do Núcleo de Teatro Tibinaré, que desde o ano passado recebe estudantes de Cuiabá e do interior. Além disso, há também dois convidados que são alunos de capacitação e integrantes do “Grupo Nó”. A intervenção já aconteceu de forma semelhante ano passado.

Serviço

Passeio Noturno – Exposição itinerante
Quando: 22 (terça) a 25 (sexta) de julho
Local de encontro: Galdino Pimentel
Participação gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet