Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

azeite autêntico

"Azeite é muito mais que tempero", diz especialista; Produto pode ser usado na pele

Foto: Reprodução/ Ilustração

Passando pelo mercado, temos diversas opções de produtos para escolher. Na seção de temperos, encontramos uma infinidade de marcas de azeite. Muitas pessoas escolhem o azeite que preferem de acordo com a acidez. Mas o especialista no tempero, o portguês Simão Fernando Rocha, explica que a qualidade do produto não tem nada a ver com sua acidez.

Leia mais: Esta quarta é dia da pizza! Confira as dicas para comemorar em Cuiabá

Na verdade, o especialista diz que o teste da qualidade tem a ver com o sabor. “É uma prova sensorial, você vai sentir o gosto do azeite. O paladar treinado consegue sentir a diferença entre o de qualidade e o que é apenas uma ‘imitação comercial’”, afirma Simão.

A maioria dos produtos que vemos no mercado, de acordo com o especialista, não são azeites de verdade. Segundo Simão, as propriedades do azeite são tão benéficas à saúde que em países como a França este produto é vendido em farmácias. “Não tem absolutamente nada na natureza que faça tão bem para a saúde quanto o azeite. Previne todo o tipo de mal e você pode até mesmo usar para ter uma pele mais bonita”.

Mas toda esta qualidade vem com um preço. “Não existe azeite de qualidade por menos de R$ 40”, explica Simão. De acordo com ele, produzir este tipo de azeite é tão difícil quanto produzir vinhos raros. Ele também explica que o “azeite de verdade” é tão raro quanto o vinho, senão mais.


(Simão Fernando Rocha, especialista em azeite e proprietário da empresa "delícias de Portugal"/ Foto: Danilo Bezerra - Olhar Direto)

Em Cuiabá, são poucos os lugares onde podemos encontrar os azeites sem alterações industriais ou, como diz Simão, o “azeite de verdade”. A rede de mercados Big Lar começou a importar o produto e pretende ainda em 2014 oferecer aulas sobre azeite. Segundo Simão, um exemplo de duas marcas que podem ser consideradas como azeites autênticos são as seguintes: Azeite Acushla e o azeite Casa de Santo Amaro, que custam por volta de R$ 42 a lata de 500 ml.

“A produção mundial de azeite autêntico é só de 5%. Todo o resto é alterado, mal dá pra considerar como azeite. Tem alguns que encontramos até mesmo pigmentos de petróleo”, disse Simão.

Como usar o azeite na pele

Simão ainda explica que os usos dos bons azeites vão muito além de tempero para a salada. Na verdade, ele é enfático ao dizer que o produto em questão é o melhor remédio para a saúde. Para aqueles que tem problemas com espinhas ou cravos, o azeite pode ser usado como um auxilio.

O especialista explica que basta pegar um pouco do azeite e misturar com um creme aromatizado. Depois disto, é colocar a mistura em um algodão e aplicar diretamente na pele. “O uso do azeite na pele é uma cultura milenar que vem dos egípcios”, explicou.

Serviço

Para entrar em contato com o mercado Big Lar, onde os azeites autênticos podem ser encontrados, ligue (65) 3317-5900.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet