Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

gigante da literatura

Ariano Suassuna já esteve em Cuiabá; escritor faleceu nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Ariano Suassuna já esteve em Cuiabá; escritor faleceu nesta quarta-feira
Uma das programações marcantes dos domingos era, depois do almoço, assistir “O auto da compadecida”. Talvez (ou com certeza) um dos melhores filmes brasileiros, os diálogos, o humor e o desfecho brilhante da história não só mostram as condições humanas do nordeste, mas também toda a riqueza presente na simplicidade. A mente que criou este universo literário, Ariano Suassuna, faleceu nesta quarta-feira (24), aos 87 anos.

Leia mais: Morre João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos
Morre o escritor Rubem Alves

Suassuna estava internado desde segunda-feira (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, em Recife. O escritor, dramaturgo e poeta sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. De acordo com o boletim médico, Ariano faleceu às 17h15. Mas mesmo com esta notícia, é certo de que sua obra permanecerá, conservando na literatura a lembrança de um grande escritor.

Sua obra é extensa, entre romances, palestras, poesia e peças de teatro. Em Cuiabá, mais de 10 títulos do escritor podem ser encontrados na Livraria Janina, no centro da cidade R. Antônio João, 270). Dentre eles, estão “O auto da Compadecida”, “A pena e a lei”, “O casamento suspeitoso”, “O santo e a porca” e muitos outros. Para mais informações, ligue: (65) 3622-1234.

O escritor, de personalidade singular, nacionalista apaixonado e “alérgico” à influências estrangeiras na cultura, já esteve em Cuiabá em 2006. Suassuna participou da abertura da Literamérica 2006, no Espaço Universitário, que foi coordenado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A presença do escritor na capital mato-grossense também está nos palcos de teatro, onde suas peças são interpretadas repetidas vezes.



Ainda este ano, no mês de abril, o escritor causou alvoroço na internet quando uma foto sua foi publicada. Na imagem, Suassuna aparecia deitado no chão de um aeroporto de Brasília, enquanto esperava por seu voo de volta para Recife. Alexandre Nóbrega, que é assessor pessoal e genro do escritor, confirmou a autoria da foto e disse ao jornal “O Estado de São Paulo” na época que Suassuna está surpreso com a repercussão nas redes sociais. "Ele tem o hábito de deitar no chão do aeroporto. Já fez isso muitas vezes e faz em qualquer aeroporto. Ele ficou surpreso com a repercussão porque uma outra foto dele deitado no aeroporto de São Paulo também já havia sido publicada e não teve essa divulgação toda", contou Nóbrega. 

E é uma personalidade como esta, simples, que perdemos nesta quarta. Mas que, literalmente, ganhamos por toda a eternidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet