Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Academia de letras

Centenário de Rubens de Mendonça será comemorado com 6 festas; Abertura é nesta quinta

Foto: Reprodução

Centenário de Rubens de Mendonça será comemorado com 6 festas; Abertura é nesta quinta
Em vida, publicou 38 livros, mas talvez sua história não caiba em uma coleção com este número de volumes. É preciso muito mais. Em 2015, será o centenário de Rubens de Mendonça. No entanto, por conta da riqueza de sua trajetória, bem como tudo o que escreveu, as comemorações começam nesta quinta-feira (24), na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML).

Leia mais: Duas vias que se demarcam pela vida: Estevão e Rubens de Mendonça desbravadores da história de Mato Grosso
Centenário de Rubens de Mendonça é em 2015, mas comemorações já começam neste ano

Esta noite, será o sarau de abertura. No total, as comemorações do centenário de Rubens de Medonça contarão com seis festas, cada uma celebrando um aspecto de sua vida. “Ele era um humanista, uma pessoa que escrevia prosa, poesia, tinha um profissão, um hobby e diversas curiosidades. Rubens de Mendonça era um intelectual clássico, que não se contentava com apenas um universo”, disse o presidente da AML, Eduardo Mahon.

A convidada especial da noite, bem como uma das organizadoras do evento, é Adélia Badre Mendonça de Deus, filha de Rubens de Mendonça. Recheada de histórias sobre o pai e carregando consigo uma grande parte da história de Mato Grosso, Adélia já concedeu diversas entrevistas sobre o pai. Confira no vídeo abaixo uma delas:



Neste primeiro sarau, conheceremos o Rubens de Mendonça jornalista. Quem irá abordar este aspecto é o membro da AML e do Instituto Histórico e Geográfico e também jornalista, Pedro Rocha Jucá. Para que cada festa não se prolongasse além do necessário com mais de 6 discursos, Cuiabá recebe mais cinco saraus até julho de 2015, nas seguintes datas:

24 de julho de 2014: Abertura da celebração do centenário de Rubens de Mendonça, abordando “O jornalista”. Festa na AML.

25 de setembro de 2014: Sarau para falar do Rubens “historiador”. Festa na AML.

27 de novembro de 2014: Sarau para abordar o lado literato de Rubens. Festa no Palácio da Instrução.

26 de fevereiro de 2015: Festa para celebrar “O sátiro”. Será na AML.

24 de abril de 2015: Sarau para falar sobre Rubens de Mendonça “pai”. Festa na AML.

27 de julho de 2015: Data oficial do centenário de Rubens de Mendonça, com celebração no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O tema deste último sarau será “o memorialista”.

Toda a população cuiabana está convidada para a abertura desta série de saraus. Esta primeira festa começa às 19h30, na Casa Barão de Melgaço. Endereço: Rua Barão de Melgaço, número 3869.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet