Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Música

HOJE, NO ARSENAL

O contrabaixo acústico é a grande estrela do concerto de Jonh Stuart e Cláudio Torezan

Foto: Divulgação

O contrabaixista Cláudio Torezan (Osesp) e John Stuart executam repertório que passeia do clássico ao romântico

O contrabaixista Cláudio Torezan (Osesp) e John Stuart executam repertório que passeia do clássico ao romântico

O contrabaixo assume o lugar de solista no concerto “Universo Grave”, hoje, às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal. No palco duas figuras renomadas da música orquestral se unem para aproximar o público não só de um repertório que revisita vários períodos criativos, como também da sonoridade peculiar do contrabaixo acústico. Trata-se do multiinstrumentista Jhon Stuart e o contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Claudio Torezan. Ao piano, Jonh divide o momento musical.

Com entrada franca, o dueto exibirá, importantes peças dedicadas ao contrabaixo, do clássico ao romântico e também o moderno. O público terá a oportunidade de prestigiar o primeiro e o segundo movimento do Concerto em mi maior de Dittersdorf, Concerto n°2 de Bettesini, “Canção e Dança” de Radamés Gnattali – peça brasileira dedicada ao contrabaixo mais executada mundo a fora – e “Kicho”, de Astor Piazzola. O repertório conta ainda com uma composição de Jhon Stuart, intitulada “Vale das Águias”, inspirada no Alto do Céu, em Chapada do Guimarães.

“Torezan é um instrumentista muito gabaritado, e foi uma honra ter apresentado uma música minha para ele que também é meu professor. Toca na Osesp há anos, que por sua vez está entre as dez mais importantes orquestras do mundo. É graças ao Torezan que está surgindo em Cuiabá um movimento único de contrabaixistas, uma verdadeira escola do instrumento. Trata-se de um músico de alta qualidade técnica e artística que dá credibilidade a qualquer trabalho que se envolva” acrescenta Jhon.

Jhon Stuart, que tocará piano nestes dois concertos, estuda contrabaixo com Cláudio Torezan há dois anos. O multi-instrumentista, que também é professor de música no Instituto Ciranda explica que Cuiabá começa a ser vista com outros olhos, no que diz respeito a produção musical por aqui. “Um lugar tão afastado dos grandes centros, realizar um concerto dedicado ao contrabaixo, com a colaboração de Cláudio Torezan significa muito para a música do Estado. É preciso enaltecer as pessoas que fazem com que essas idéias se tornem realidade, por isso agradeço ao projeto Sesc Instrumental, ao Instituto Ciranda e, principalmente, Carol Barros, técnica de música do Sesc Arsenal que fez com que esse concerto virasse realidade”, lembra Jhon.

“Será um desafio muito grande para mim. São peças muito significativas para o instrumento, principalmente “Canção e Dança” de Radamés Gnattali, que, talvez seja a peça mais importante do repertório nacional dedicada ao contrabaixo. Tenho um carinho todo especial por ela, que é linda, com motivos brasileiros, bem escrita e moderna”, conclui Torezan.





Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet