Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Literatura

nesta quinta

Professora da UFMT lança livro sobre a Geografia do Ciberespaço na Janina

Foto: Arquivo Pessoal

Paula Miranda em entrevista sobre seu livro para TV Pantanal

Paula Miranda em entrevista sobre seu livro para TV Pantanal

A jornalista e professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Paula Miranda, lança nesta quinta-feira (07) seu livro “Geografia do ciberespaço: novos territórios da informação em rede”, na livraria Janina do Shopping Pantanal, a partir das 19h.

Leia mais: Eleitas no final de semana, três novas imortais representam uma revolução na AML; Entenda

O livro é resultado da tese de mestrado em geografia da professora. Seu estudo foi sobre o alcance das redes de informação e como é formada a organização social da geografia humana na internet. Sua base foram os sites turísticos do Governo brasileiro e do governo boliviano. “O turismo é globalizante por sua natureza”, afirma a professora.

Sua escolha de estudar a Bolívia veio por causa da proximidade física deste país ao Brasil e, ao mesmo tempo, a grande disparidade de acesso à internet quando comparadas as duas populações. De acordo com o site Internet World Stats, 79,2% dos usuários de internet da América Latina estão no Brasil, enquanto apenas 2% estão na Bolívia.

Além disso, Paula buscou discutir a integração turística de países próximos ao Brasil. A linguagem do livro é um pouco menos rebuscada que a utilizada na tese de mestrado, “mas é impossível se livrar de todas as referências acadêmicas”, explica Paula.

O livro “Geografia do Ciberespaço” faz o mapeamento das redes de informação e cooperação e das inter-relações humanas através do mundo digital, procurando compreender como se formam os novos territórios virtuais. Segundo a escritora, “As tecnologias de informação e comunicação, por si só, não tem o poder de fazer a revolução em uma sociedade, mas possibilitam mudanças de ordem econômica, política, ética e cultural”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet