Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

restô informal

Novidade: Varadero Bar e Resto promete ser o melhor de Cuiabá na gastronomia e decoração

Foto: Victor Capato e Isabela Mercuri/ Olhar Conceito

Novidade: Varadero Bar e Resto promete ser o melhor de Cuiabá na gastronomia e decoração
Cuiabá começou o ano cheio de novidades, mas nesta terça-feira (13), chegou com uma que promete agradar crianças, adolescentes, jovens, adultos e senhores (as). Isto porque, na terça em questão, o Varadero Bar e Resto foi aberto ao público. O nome do estabelecimento faz referência a uma vila em Cuba, onde os visitantes tem acesso às melhores praias locais. E isto não é coincidência: Apesar de sua cozinha contemporânea, a decoração do Varadero Bar e Resto é cubana, com toque praieiros.

Leia mais: Após oito anos, Padaria do Moinho abre parcialmente as portas e mostra que é diferente de tudo que há em Cuiabá

O restaurante é dividido em área externa e interna. A partir do dia 18 de agosto, o Varadero também servirá almoço e, nesta hora do dia, os clientes ficarão mais confortáveis no ambiente interno. Mas no final da tarde, com o clima amenizando-se, a área externa, com suas mesas charmosas embaixo da árvore toda decorada com lanternas (que na verdade são raladores) passa a ser uma opção tentadora.



“A ideia é que o Varadero seja um restaurante informal, onde as pessoas sintam-se a vontade. O cliente não precisa ir pra casa ‘se arrumar’, ele pode vir direto do escritório, sair do trabalho e já vir pra cá. Nós queremos mesmo a informalidade, o aconchego, que a pessoa sinta-se bem”, disse Eliseu Freitas, um dos proprietários do estabelecimento.

Já na inauguração oficial do restaurante via-se clientes que ficaram sabendo do local pelas redes sociais e foram conferir a novidade. Pelo salão de jantar, ouvia-se as pessoas comentando que “este agora era o restaurante mais bonito de Cuiabá”. Mas quando o jantar foi servido, ficou difícil escolher qual era realmente o diferencial do Varadero: a decoração ou a comida.



Decoração cubana

A decoração do Varadero Bar e Resto remete aos casarões das paradisíacos praias de Cuba. A responsável pelo trabalho impecável feito no local é a designer de interiores Adriana Freitas. Segundo ela, no estabelecimento, tudo foi trabalhado para preservar o original. Nada é imitação, tudo veio de algum lugar e tem alguma história. Por exemplo: as cadeiras de cada mesa são diferentes uma das outras. Isto porque cada uma delas veio de um antiquário de Santos (São Paulo).

O piso, feito de tijolos de um tipo que já não se encontra mais no mercado, foram feitos com o material das paredes demolidas para fazer os ambientes. Na área externa, são tantos detalhes que é quase impossível descobrí-los de uma só vez. É preciso “namorar” o Varadero para realmente ver a riqueza de seus detalhes.

A iluminação externa é feito com lanternas, que inclusive ficam penduradas nas árvores. Mas se olharmos com mais atenção, veremos que as lanternas são na verdade raladores que foram reutilizados de uma forma criativa. No ambiente interno, um dos lustres é uma panela de latão. As janelas são compostas por várias janelas, porque todas também vieram de antiquários. A madeira usada no Varadero é toda de demolição.



“Nós queríamos algo original justamente para criar aquele aspecto de bagunça organizada, tipo uma casa de mãe ou avô. A pintura do carro na parede foi envelhecida, tudo aqui tem um aspecto vintage, pra remeter o cliente a um tempo mais simples”, disse Adriana.

O restaurante, inclusive, foi instalado em um casarão antigo (agora reformado) de Cuiabá. Ainda podemos notar aspectos originais deste casarão, como os azulejos do banheiro, que agora fazem parte do salão interno. O Varadero tem 1.300 metros e inclui uma área de entretenimento para crianças e outra para adolescentes, todas com brinquedos adequados para cada idade e monitoras. O bar externo tem capacidade para 140 pessoas e o restaurante (salão interno), para 110 lugares.

Cozinha contemporânea




Os clientes supreendem-se ao entrar no Varadero e ao notar, aos poucos, sua riqueza de detalhes. Mas quando o jantar ou aperitivos são servidos, as pessoas são supreendidas mais uma vez. De acordo com o proprietário Eliseu, a especialidade do restaurante são as carnes nobres com cortes especiais, todas preparadas na parrilla. Já no bar, o carro chefe são os mais de 30 sabores de caipirinhas e caiproskas.

No jantar degustação de lançamento, a reportagem do Olhar Conceito teve a oportunidade de provar carpaccio de entrada, o Filé Oswaldo Aranha de prato principal e a torta trufada de sobremesa. E a cada prato servido, mais o paladar era aguçado pelo gosto saboroso da comida.

O Filé Oswaldo Aranha é um filé alto recoberto com alho frito laminado, acompanhado de arroz branco e batata rústica. Bem temperado, com gosto forte, o filé não decepciona aqueles que apreciam uma boa carne. Mas a queridinha da noite, que parou a mesa de jantar, foi a torta trufada, ou, como ficou conhecida pelos convidados, “a melhor torta que eu já comi”.



Se você quer conhecer o Varadero Bar e Resto, o endereço é Rua Castelo Branco, número 898, Bairro Quilombo. Mais informações pelo telefone (65) 3027-5099/ 3027-5001.

Horário de funcionamento

Almoço

De segunda a sexta das 11h30 às 15h
Sábado e domingo das 11h30 às 16h

Jantar e Bar

De segunda a sábado das 18h30 às 02h
Domingo de 18h30 às 00h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet