Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Hoje a noite!

Professor da UFMT lança livro sobre ensino da literatura na AML

Foto: Reprodução/Facebook

Professor da UFMT lança livro sobre ensino da literatura na AML
O lançamento de um livro é algo a ser comemorado. Principalmente quando aborda questões como as seguintes: Como tornar a literatura um assunto interessante para os jovens? De que forma ensinar a aluno a gostar de ler? Como a literatura pode ser inserida no quotidiano?

Leia mais: Eleitas no final de semana, três novas imortais representam uma revolução na AML; Entenda

São estas as questões do livro “Gradação de leituras no ensino literário”, do professor Roberto Boaventura da Silva Sá. O evento para apresentar a obra ao público será nesta terça-feira (19), às 19h30, na Casa Barão de Melgaço.

A imortal da AML, mestre em comunicação e semiótica pela PUC (SP), Marília Beatriz, leu o livro do professor e escreveu um trecho com suas impressões. Veja aqui um trecho ou clique AQUI para ver a resenha completa.

“Sob o ponto de vista conteudístico o texto é  uma agradável surpresa . Na primeira parte o Autor faz a proposta para a forma de ensinar a Literatura, momento em que prepara os leitores para a importância da compreensão da leitura e afirma: “Uma vez percebidos os problemas,resta-nos a busca de saídas”.Assim , como sempre percebi,  Roberto Boaventura por ser amante de sua tarefa docente é um guerreiro. O estudo aponta a qualidade da luta na  procura de melhores abordagens para  leituras.

A temática da Segunda Parte aposta na possibilidade visível de uma leitura mais dinâmica e também de acesso diferenciado à sedução do alunado. Anoto que isso faz com que cada palavra surpreenda e aproxime mais os leitores das interpretações desenhadas nas 171 páginas.

E vale a pena citar o autor quando observa o interesse no aproach  dos meios leves para incentivo ao degustar da leitura: “Sendo assim, por que não considerarmos a riqueza das charges e cartuns publicados diariamente nos jornais e revistas?”


Outros eventos

Dentre outros eventos que acontecerão na Casa Barão de Melgaço, está a posse da recém-eleita Lucinda Persona, que ocupará a cadeira de número 4. A cerimônia solene acontecerá no dia 30 de setembro.

Ainda sem data marcada, a Casa Barão de Melgaço também receberá os candidatos ao governo do Estado para uma audição pública. Já estão confirmados José Geraldo Riva, Pedro Taques e Ludio Cabral para discutir as propostas e políticas culturais de cada um.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet