Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

exercícios

CrossFit: Entenda o esporte que está conquistando milhares de adeptos no Brasil

Foto: Reprodução

CrossFit: Entenda o esporte que está conquistando milhares de adeptos no Brasil
Quando conheceu o CrossFit, em novembro de 2012, Wagner Ribeiro já era dono do espaço que hoje chama de WRGymnasium. A inauguração foi em agosto do mesmo ano, mas ali funcionava uma academia regular, com aparelhos de musculação (que hoje Wagner não pratica mais, nem concorda com a teoria) e uma área para atividades funcionais.

Leia mais: BT Bodytech: Academia de padrão internacional chega ao Goiabeiras Shopping

Wagner foi professor de karatê durante 28 anos de sua vida, mas foi com essa nova atividade física que encontrou sua paixão. Em junho de 2013, então, tirou todos os aparelhos do ginásio e dia sete de julho inaugurou o novo espaço, totalmente dedicado ao CrossFit.

A receptividade foi ótima. Quase todos os alunos da academia migraram para a nova modalidade, que também estava crescendo em todo o Brasil. Em setembro todos os horários do Ginásio estavam ocupados, e Wagner sentiu a necessidade de contratar mais pessoas. No entanto, o número de profissionais da área por aqui era muito baixo.

O esportista então chamou especialistas de outros lugares do Brasil, como Bauru, para dar aulas e formar instrutores em Cuiabá.

Com isso, ajudou no crescimento da febre por aqui. “Hoje está essa febre. Há um ano eu era um louco por construir esse espaço”, conta.

História

O CrossFit sugiu nos Estados Unidos na década de 80, com o objetivo de treinar soldados do exército, policiais e bombeiros. Com o tempo, foi se popularizando entre a comunidade em geral, por trazer diversos benefícios ao corpo.

Desde 2007 existem competições da modalidade nos EUA, e o número de competidores crescia exacerbadamente a cada ano. No Brasil já acontecem alguns torneios nacionais, e em Cuiabá o WR Gymnasium já promoveu alguns festivais, como o 1° WR Cross, Edição Lago do manso (clique AQUI para ver).
 
Princípios

Os objetivos do CrossFit são diferentes de outras atividades físicas. Segundo Wagner, “No CrossFit um corpo bonito é consequência, e não o objetivo principal da atividade”.

Por outro lado, dez capacidades físicas diferentes são trabalhadas na modalidade. São elas: Resistência muscular, resistência respiratória, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, velocidade, potência, força, coordenação motora e precisão.

Treinos

Os treinos duram em torno de uma hora e são divididos em quatro fases: aquecimento (warm up), skill (parte técnica), wod (workout of the Day – atividade do dia ou missão) e alongamento.

O objetivo principal de todas as atividades do CrossFit é superar os próprios limites. Durante o aquecimento, são estabelecidos cinco rounds (atividades diferentes) que devem ser feitas em um determinado período de tempo, o maior número de vezes possível.

Já no wod (ou missão), o aluno tem que praticar um número certo de exercícios no menor período de tempo possível. Os exercícios são variados, como corrida, levantamento de peso, air squat (a pessoa pula sobre uma plataforma e agacha ali) e diversos outros. Muitos exercícios são praticados ao ar livre, na rua que fica atrás do ginásio.

“Outra diferença entre o CrossFit e os treinos de academia é que aqui as pessoas torcem umas pelas outras. Então quando um consegue alcançar o objetivo, a galera bate palmas e faz a maior festa”, explica Wagner.

Público

Apesar de ter começado como treino para soldados, o CrossFit é indicado para todas as pessoas. Na WR Gymnasium, por exemplo, treinam uma menina de 11 anos, um senhor de 66, algumas senhoras, jovens e etc. O importante é ter vontade de se superar.

“Já teve gente aqui que perdeu 55 quilos em seis meses, 18 quilos em 37 dias. Já teve gente que ganhou quatro quilos de massa magra em três meses, depende do objetivo da pessoa”, explica Wagner, que conta ainda que mesmo as pessoas que não gostam de exercício se surpreendem com as aulas.

“Muita gente que começa a fazer o CrossFit antes não fazia atividade física nenhuma, era sedentário, e aqui eles se encontram. É muito legal o clima de comunidade e amizade que se forma, e esse incentivo ajuda”, conta.

WR Gymnasium

As aulas na WR acontecem das 06 às 10 da manhã e das 05 às 09 da noite. Os preços variam de R$300 a R$390 por mês, e como explica o professor, “É mais caro que uma academia e mais barato que um personal”.

Apesar de toda a camaradagem, o CrossFit também é bastante competitivo. Alguns alunos da WR vão para uma competição nacional em novembro deste ano, em São Paulo. Mas mesmo para quem quer apenas se sentir bem, entrar em forma e manter a saúde, a modalidade é uma revolução.

Para mais informações, o telefone de contato do ginásio é (65) 9647-9767. 
Endereço: Av. Miguel Sutil, 6800.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet