Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

nesta terça

Conselheiro do Tribunal de Contas lança coletânea de artigos no Sesc Arsenal

Foto: Reprodução

Luiz Henrique Lima

Luiz Henrique Lima

O livro “Semestes Republicanas” de Luiz Henrique Lima será lançado nesta terça-feira (26) no Sesc Arsenal, às 18h30. Luiz é economista, professor universitário, articulista e também conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Leia mais: Professor da UFMT lança livro na 23ª Bienal de São Paulo; Saiba mais

O economista é também autor de livros como “Controle Externo” onde trata da atualização da legislação que disciplina o controle externo brasileiro. No entanto, Sementes Republicanas é uma publicação da Editora Entrelinhas e em que o autor lança ideias para reflexão e expõe sua ótica sobre um amplo leque de temas.

Se por um lado apresenta as dificuldades de um país que busca consolidar a Democracia em sua história recente, por outro lado a obra traz algumas das características que tornam o Brasil um lugar agradável para se viver. Desse modo, cada artigo é finalizado com um tom esperançoso que só a maturidade vinda das experiências de vida do autor possibilita despertar.

Lima escreve artigos para a imprensa desde sua atuação na vida pública, no Rio de Janeiro, quando foi vereador (de 1983 a 1986), deputado Estadual em duas legislaturas (de 1987 a 1994) e ainda secretário de Estado de Administração e de Saneamento e Recursos Hídricos.

“Percebi que alguns artigos escritos há alguns anos atrás ainda faziam sentido nos dias atuais e percebi que determinados temas podem ser puramente circunstanciais, mas outros trazem uma abordagem mais perene, e aí veio a ideia de fazer um apanhado desses artigos e reunir em um livro”, conta o autor, que passou a se dedicar a temas mais técnicos depois que ingressou no Tribunal de Contas da União (TCU).

O nome da obra “Sementes Republicanas” é uma referência às metáforas bíblicas. O objetivo, segundo Lima, é que cada artigo possa ser uma semente, e que as ideias se concretizem, como a evolução no campo dos Direitos Humanos e nas questões ambientais.

A coletânea de artigos é organizada por temas amplos, nos quais o autor defende o ideal da Democracia, aos Direitos Humanos, ao Meio Ambiente, o Controle Externo e também Economia e Gestão Pública, Educação e Cultura, Brasil e Mundo. O debate sobre questões internacionais é trazido a partir de três importantes personalidades contemporâneas: Nelson Mandela, Papa Francisco e o presidente do Uruguai, José Mujica.

Enfim, “Sementes Republicanas” é um passeio intelectual e biográfico de um autor que não se fecha para novas reflexões e está dedicado a semear ideias. e

Serviço

O que: Lançamento do livro “Sementes Republicanas”
Autor: Luiz Henrique Lima
Quando: 26 de agosto, às 18h30
Onde: Sesc Arsenal
Tiragem inicial : Mil exemplares
Onde o livro será vendido/distribuído?
Livraria Janina, na própria Editora Entrelinhas ou pelo site.

Mais informações: 3624-5294
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet