Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Música

TRIBUTO

Folha lança Coleção em homenagem ao compositor Tom Jobim

Foto: Divulgação

Folha lança Coleção em homenagem ao compositor Tom Jobim
"Tem um dinheirinho nisso?", perguntou, desastrado, Tom Jobim a Vinicius de Moraes ao serem apresentados, em resposta ao convite de Vinicius para ajudá-lo a transformar em musical sua peça "Orfeu da Conceição".

O contrabaixo acústico é a grande estrela do concerto de Jonh Stuart e Cláudio Torezan


O ano era 1956. A cidade, o Rio de Janeiro. Com essa história --que entrou para o folclore da música brasileira--, nasceram uma amizade e uma parceria musical de décadas.

Um dos corolários foi um show intimista de Tom em homenagem póstuma a Vinicius, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, em janeiro de 1990.

Gravado e lançado como disco em 2000, "Tom Canta Vinicius - Ao Vivo" é o primeiro volume da nova Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas neste domingo, dia 14.

Seus 20 volumes --incluindo 18 álbuns originais do músico-- sairão todos os domingos, até 18 de agosto.

Nesta semana, as bancas recebem os dois primeiros livros-CDs da Coleção. No lançamento, todos os leitores, ainda que não assinantes, ganham o segundo volume ao comprar o primeiro.

As 17 faixas do primeiro disco perpassam a parceria musical de Tom e Vinicius. Abre com "Soneto da Separação" e vai até "Pela Luz dos Olhos Teus". No caminho, aparecem canções como "Insensatez", "Eu Sei que Vou Te Amar", "A Felicidade" e, como não, "Garota de Ipanema".

O volume dois é "The Composer of Desafinado' Plays", primeiro trabalho solo de Tom Jobim, gravado em Nova York em 9 e 10 de maio de 1963.

No repertório, além de parcerias Tom-Vinicius, destacam-se as canções de Jobim com o pianista, compositor e letrista Newton Mendonça: "Samba de uma Nota Só", "Meditation" e "Desafinado".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet