Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artesanato

da nossa terra

Dona do "Espaço Magnólia" ganha visibilidade nacional e dá palestra sobre o local em encontro no Maranhão

Foto: Arquivo Pessoal / Creuza Medeiros

Dona do
A dona do Espaço Magnólia e do Armazém da Creuza, e organizadora das feirinhas “Magnóli Cuiabana” e “Feirinha da 24” participou nesta quarta-feira (03) do Encontro de Criativos do Maranhão, onde deu uma palestra sobre seu trabalho em Cuiabá. Creuza Medeiros foi convidada pelo Sebrae do Maranhão para a viagem. “Os eventos do Espaço Magnólia estão chamando atenção, estão se tornando modelo a ser seguido em se tratando de Economia Criativa, graças a Deus!”, comentou a empresária.

Leia mais: Feirinha da 24 de dia dos pais chega com sorteios e happy hour

Creuza falou sobre a história do espaço e toda sua trajetória. Além disso, explicou sobre as feirinhas para pessoas que tem ligação com artesanato, designers, artistas e educadores. Ela explica que o Maranhão á um local importante no que diz respeito à criatividade: Aqui é de umz riqueza cultural imensurável. É um dos berços da cultura brasileira. Tem um artesanato super elaborado”.

A apresentação começou com uma breve apresentação sobre sua vida e seu passado, depois ela homenageou sua família e contou que sua loja surgiu da dúvida sobre “o que fazer da vida pós-jornalismo”. Creuza queria montar uma “loja-janela”, com artesanatos e presentes e escolheu a Rua 24 de Outubro para mostrar a moda regional. Em 2010, surgiu o Espaço Magnólia, que leva esse nome por ser uma flor oferecida em sinal de lealdade e amizade. A partir daí, o espaço foi apresentado em feiras como o “Morar Mais”.

Em 2012 ela criou o “Armazém da Creuza”e começaram também os eventos. O primeiro foi o “Cadeiras na calçada”, “Um movimento de resgate histórico, artístico, cultural e de lazer da Rua 24 de Outubro”, como dizia uma notícia da época. O sucesso foi grande e o Armazém chegou a ganhar uma premiação de Inclusão Social.

No evento do Maranhão, Creuza lembrou-se também de apresentar cada pessoa que faz os eventos do Espaço Magnólia possíveis, citando todos os expositores fixos. Um destaque foi dado ao “Atelier da Fazenda Ágape”, que ficou no espaço por algum tempo e depois seguiu novos rumos. “A Feirinha garantiu o feijão na mesa da Família Atelier da Fazenda nos últimos meses”, é a fala da Pastora Márcia.

Participação da Imprensa

Creuza Medeiros fez questão de mostrar a preocupação da imprensa local com o Espaço Magnólia e com a Feirinha da 24 (que acontece mensalmente). Em um Clipping, mostrou quinze matérias do Olhar Conceito que focavam ou citavam, de alguma forma, o espaço. A primeira matéria feita pelo OC foi em fevereiro de 2014, e ao todo foram 15 notícias.



Outro agradecimento especial de Creuza foi para o fotógrafo oficial dos eventos do Espaço Magnólia, Rildo Amorim.

O Espaço Magnólia fica na Rua 24 de Outubro, número 937. A próxima feira “Magnólia Cuiabana” acontece nesta sexta (05) e sábado (06), e a Feirinha da 24 de setembro será no dia 13 (sábado).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet