Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carreira

saiba mais

Alunos do Ensino Médio podem participar de pesquisa científica na UFMT

Foto: Reprodução

Alunos do Ensino Médio podem participar de pesquisa científica na UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com escolas públicas iniciou um programa de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio. Nesta terça-feira (09), a Universidade realizou a primeira reunião com os estudantes bolsistas, que no total são 30.

Leia mais: 
Cursos de pedagogia e administração da UFMT receberam nota máxima no Guia do Estudante

De acordo com o pró-reitor de pesquisa, Joanis Tilemahos Zervoudaskis, é uma satisfação receber os estudantes na Universidade e é importante aproximá-los da UFMT para viabilizar a participação deles em atividades de pesquisa e no cotidiano universitário.

Inicialmente, cinco escolas estaduais foram escolhidas com o auxílio da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc), e cinco professores da UFMT foram selecionados por uma chamada interna. Os requisitos para estes professores eram ser doutor ou mestre e possuir projeto de pesquisa ativo. Os alunos do Ensino Médio serão orientados por estes professores e também auxiliados por supervisores disponibilizados pelas escolas.

As áreas de estudo serão, num primeiro momento, as seguintes: Inovações e Tecnologias, Multidisciplinaridades, Segurança Alimentar e do Alimento e Meio Ambiente e Sustetabilidade. As escolas estaduais escolhidas para o trabalho foram Dione Augusta, Liceu Cuiabano, Francisco Ferreira Mendes, Estevão Alves Correia e o Colégio Militar Tiradentes.

Uma das participantes do projeto é Yanah Ribeiro, estudante do 2° ano do Ensino Médio do Liceu Cuiabano. Ela afirma que está ansiosa: “Vou me dedicar ao máximo, desempenhar o que for necessário para a gente crescer junto e fazer um bom trabalho”. A professora da Faculdade de Nutrição (Fanut) Aída Couto está animada: “a universidade está no caminho certo, a gente precisa abrir as portas da universidade para o ensino médio, para a escola pública, para os alunos iniciarem na pesquisa antes mesmo da graduação”.

A bolsa para os estudantes do ensino médio tem duração de 12 meses. Caso o desempenho escolar do aluno caia depois de participar das pesquisas ou o trabalho com o projeto não seja adequado ele será advertido e poderá ser desligado do programa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet