Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

em cuiabá

Menina Bollinho: Cafés, bolos recheados e cupcakes num estabelecimento familiar

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Menina Bollinho: Cafés, bolos recheados e cupcakes num estabelecimento familiar
Os cupcakes são febre em qualque lugar do Brasil e do mundo. Em Cuiabá, diversos locais fazem esse mini-bolo, e também muitos cozinheiros vendem sob encomenda. Um dos locais que mescla as duas ideias é a loja “Menina Bollinho”.

Leia mais: Pizzaria investe em massa integral e recheios com ricota e queijo minas; Peça bis!

Formado por três irmãs que queriam mudar de vida, há quatro anos nascia a ideia. Quando Pathi Marquetti e Osana Esther estudavam gestão de pessoas no ICE, em Cuiabá, precisavam de uma ideia de projeto para apresentar nas aulas. Patrícia já tinha em sua cabeça a ideia de montar um café (Pathi café e bistrô), e emprestou-a para o grupo. Com o passar o tempo, decidiram investir em um negócio próprio.

Na mesma época a irmã Adriana Marquetti estava voltando de uma temporada na Itália e Suíça e as três tiveram a ideia de vender algo que até então não tinha em Cuiabá: os – hoje famosos – cupcakes. Para começar, vendiam na faculdade. “No começo fizemos alguns desastrosos, mas chegou um momento em que se a gente não levava os cupcakes para vender, as pessoas falavam que não tinha graça irmos para a faculdade“, conta Patrícia, que antes trabalhava na área administrativa de grandes empresas.

O sucesso e a necessidade fizeram as irmãs expandirem a produção, que era feita em um apartamento, para dois apartamentos. Nesta época já faziam encomendas grandes e em dois meses tiveram que alugar um local especificamente para o negócio. A primeira loja foi no bairro Baú, mas durante um ano elas continuaram apenas entregando encomendas de cupcakes e, depois, bolos convencionais. “Com o tempo percebemos que tínhamos que ter uma loja também para as pessoas degustarem antes de comprar”, comenta Osana, hoje cake designer do estabelecimento.

A ideia inicial do café não se perdeu. Na Menina Bollinho também são vendidos café expresso e o moka italiano. “A diferença é que para preparar este café não é usado filtro ou coador. Ele é feito em um bule de alumínio que tem uma peneirinha no meio, e quando a água evapora o café sai em cima”, explica Osana. O sabor é um pouco diferente e o moka não tem a espuminha do expresso.

O nome



A marca “Menina Bollinho” veio de uma situação engraçada vivida entre as irmãs Pathi e Osana. Certo dia, quando estavam na faculdade, Pathi carregava muitas caixas de cupcakes para vender e não quis acompanhar Osana até a biblioteca com todas as sacolas. Ela então disse: “Vou ficar aqui de menina bolinho” fazendo alusão a dois personagens de um episódio dos Simpsons, o homem torta e o homem bolinho.

As duas se separaram, cada uma foi para um lado e algum tempo depois Osana ligou para Pathi. “Eu cheguei a parar o carro no meio da rua”, comentou Osana. “Aí ela me disse, ‘o que você acha de menina bolinho?’ Eu não entendi nada, e depois ela explicou que era para a marca da loja”, finalizou Pathi.

A loja



Hoje em dia a Menina Bollinho está localizada no Boa Esperança e oferece nove sabores diferentes de cupcakes. Dentre eles estão brigadeiro, bombom (recheio de strogonoff de bombom), doce de leite, mashmallow, e outros. "Nosso diferencial é que o cupcake é recheado e a massa é molhadinha", conta Pathi.

Os bolos também variam de sabor e, quando são por encomenda, são especiais para cada evento. “A Osana pintava quadros, ela é também artista plástica, então ela se dedica para fazer uma arte nova em cada bolo que ela decora”, comenta Pathi. “Eu pergunto sempre para quem é o bolo, se é para mulher ou homem, criança, adulto ou pessoa de idade. Cada um eu faço com um design diferente”, complementa Osana.

Outra linha de produção é a de bolos caseiros. Existem opções de fubá, laranja, milho e cenoura, e eles podem ser feitos sem glúten e sem lactose se o cliente pedir.

Para um futuro próximo, as três irmãs pretendem implantar mais cinco sabores de cupcakes. “Uma das ideias é criar uma massa integral. Talvez sem glúten e sem lactose, e também investir em recheios mais leves e saudáveis para quem prefere”, conta Pathi.

Todo o talento e mão para a cozinha têm uma razão hereditária: a mãe das três fazia roscas, panetones, cucas recheadas, pães e bolos caseiros. Com o talento e o empenho delas, a tradição da família foi perpetuada.

Serviço

Menina Bollinho
Avenida Edgar Vieira (Antiga Rua 1), nº444 – Boa Esperança, Cuiabá
Telefone: (65) 4141-2303
Preços dos cupcakes: R$6 tradicionais, R$8 de marshmallow

Para mais informações acesse a Fan Page ou o SITE

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet