Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

da nossa terra

Livro "Maravilhas de Mato Grosso" é lançado em São Paulo e mostra as belezas do estado

Foto: Reprodução

Livro
O livro “Maravilhas de Mato Grosso – Beleza Exuberante” foi lançado nesta quinta-feira (25), em São Paulo, na 42a Expo Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens. O livro contém fotos e textos explicativos sobre trinta cidades turísticas de Mato Grosso, tudo em alta resolução.

Leia mais: Passeios inacreditáveis: Andar de balão pelo Acre e aprender a sobreviver na Selva Amazônica

Editado, idealizado e escrito pela editora da Revista Camalote, Lauristela Guimalhães, o livro levou três anos para ser finalizado, e surgiu de uma necessidade de falar mais sobre o estado. “Eu senti a necessidade de contemplar todas as belezas do estado em um único livro. Nestes sete anos de Camalote nós mostramos, a cada mês, a beleza de um lugar de Mato Grosso, e agora queríamos fazer um compilado”, comentou Lauristela.

O trabalho não foi fácil. Com três anos de produção, foram necessárias 28 horas de vôo em helicopter para fazer as fotos aéreas, e 90% do custo foi financiado pela iniciativa privada. “Eu tive que mandar duas caminhonetes em terra levando gasoline para o helicóptero para conseguir fazer toda a viagem”, comentou a idealizadora.

O livro traz informações sobre as diversas formas de turismo possíveis de se faze rem Mato Grosso, dentre eles turismo tecnológico, turismo de contemplação, de Aventura, de observação de pássaros e outros. Foram analisados os três ecossistemas do estado (cerrado, pantanal e floresta amazônica) e também, como um extra, as maravilhas do Vale do Araguaia.

Além da qualidade das imagens, algumas páginas trazem também texturas, como é o caso da foto do Museu da Caixa D’água Velha (Cuiabá) e da Caverna do Jabuti. “A pessoa sente como se estivesse tocando na rocha do local mesmo”, explica Lauristela.

As fotos do livro foram tiradas por fotógrafos renomados como Hernandes Junior, Mike Bueno, Chico Ferreira e outros. “A proposta é colocar o máximo de informação em um texto pequeno, para deixar espaço para as imagens”, conta a editora. 

O livro é surpreendente mesmo para quem vive em Mato Grosso. Alguns lugares que normalmente não são tão conhecidos estão ali, como a Dolina Água Milagrosa em Cáceres, a lagoa azul de Cocalinhos e outros. Mas estão ali também os locais renomados como a Chapada dos Guimarães, Nobres, Manso e Pantanal. “Existem em Mato Grosso 70 municípios com potencial turístico, mas nós escolhemos 30 e os critérios foram a maior proximidade com Cuiabá (para incentivar o turismo interno) e o maior potencial de atrativos vivenciados”, contou Lauristela.

Além do trabalho dentro do livro, a caixa em que é entregue também tem importância especial. Feita de restos de Palete, foi confeccionada por detentos do Centro de Reabilitação de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé. Lauristela mostrou a importância disso para eles: “No dia do lançamento do livro em Cuiabá, inclusive, um detento foi liberado para ir. Houve uma escolta e muitos policiais, mas foi muito legal e ele ficou emocionado”.

O livro “Maravilhas de Mato Grosso” já foi lançado em Cuiabá e atualmente esta à venda na livraria Janina e nas livrarias La Selva de todo o Brasil. Também é possível a compra via internet. O livro custa em torno de R$500.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet