Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

#menosÓDIOmaisNORDESTE

No dia do nordestino, conheça escritores e cantores dessa região

Foto: Reprodução

No dia do nordestino, conheça escritores e cantores dessa região
Nesta quarta-feira (08) é comemorado o dia do nordestino. Logo após as eleições algumas pessoas lançaram frases preconceituosas e discursos de ódio contra o povo nordestino no Twitter, Facebook e outras redes sociais, e foram contrariadas por muitas outras que se revoltaram com a ação. A hashtag #menosÓDIOmaisNORDESTE ficou entre as mais citadas do twitter (Trending Topics) e no Facebook os internaturas fizeram correntes para compartilhar obras de arte feitas por artistas nordestinos.

Leia mais: Academia Mato-Grossense de Letras lança prêmio literário; Confira edital

Em razão de todos os acontecimentos, e em homenagem ao dia do nordestino, o Olhar Conceito decidiu reunir alguns dos milhares de artistas nascidos no nordeste. Infelizmente, o espaço é pequeno para listar todos os bons músicos, escritores e outros artistas, portanto, a escolha é arbitrária e convida o leitor a procurar conhecer mais sobre os talentosos nordestinos de todas as categorias.

Escritores

Ariano Suassuna



Ariano foi advogado, professor, teatrólogo e romancista. Nasceu em João Pessoa, na Paraíba (1927), e morou e se formou em Recife, Pernambuco. Sua primeira peça chama-se “Uma mulher vestida de sol” e foi escrita em 1947.

Seu texto de maior sucesso, “O auto da compadecida”, foi escrito em 1955 e se transformou em diversas montagens em teatros e também no filme de Guel Arraes, com Selton Mello e Matheus Nachtergaele e outros atores.

Em 1959, Suassuna abandonou a carreira de advogado para se dedicar à de professor na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), onde criou o Teatro Popular Do Nordeste com um amigo. Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura da UFPE e ocupa uma das cadeiras na Academia Brasileira de Letras.

Jorge Amado



Jorge amado nasceu na Bahia em 1912. A Bahia foi, também, o cenário de seus diversos romances. Escreveu o primeiro em 1931, intitulado “País do Carnaval”. Em 1935 se formou na Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro. Era militante comunista e foi exilado no Uruguai.

Suas obras foram adaptadas diversas vezes para cinema, teatro e televisão. Uma das mais famosas, “Gabriela, cravo e canela” passou duas vezes na Rede Globo como minissérie. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, e existem formatos em braile e audiolivro.

Jorge Amado recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, e é um dos escritores brasileiros mais conhecidos e bem sucedidos em âmbito internacional e nacional.

Música

Maria Bethânia



Maria Bethânia Viana Telles Veloso é filha de Dona Canô e irmã de Caetano Veloso. Nasceu em 1946 na Bahia, e era atriz na juventude. Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou sua carreira como cantora, substituindo Nara Leão no espetáculo Opinião.

Ela foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias de um único disco, com Álibi e foi eleita a 5ª Maior Voz da Música Brasileira de todos os tempos pela Rolling Stones.

Em seus shows, ela intercala músicas com poemas. Suas obras são obrigatórias para quem quer entender de música popular brasileira. Bethânia é intérprete dos maiores compositores do país, como Chico Buarque e seu irmão Caetano.

Raul Seixas



A metamorfose ambulante nasceu em Salvador em 1945 e é considerado um dos pioneiros do Rock brasileiro. Lançou 17 discos em 26 anos de carreira unindo o rock e o baião. Faleceu em 1989 por uma parada cardíaca.

Até os dias de hoje, no entanto, Raul está vivo. Em qualquer show de rock é possível escutar a famosa frase “Toca Raul!” tão grande é seu sucesso. Raul era interessado por filosofia, história, psicologia, literatura e latim, e trouxe essas influências para suas canções.

Raul foi considerado o 19° lugar na lista dos cem melhores artistas da música brasileira feita pela Rolling Stones, dois de seus discos estão na lista dos cem melhores discos. O maluco beleza é um bom exemplo de que a arte nunca morre.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet