Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Casa Barão de Melgaço

Lançamento de livro sobre realidade do sistema penitenciário acontece nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Lançamento de livro sobre realidade do sistema penitenciário acontece nesta quarta-feira
Diversas autoridades do estado, incluindo o governador Silval Barbosa, estarão presentes no lançamento do livro "Recuperar", produzido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O evento acontecerá na Casa Barão de Melgaço nesta quarta-feira (18), a partir das 18h.

Leia mais: Jovem escritora e jornalista cuiabana lança seu primeiro livro de poemas com 'biografia da essência'

"O livro trata de uma urgência, que identificamos, de encarar o sistema penitenciário por outra ótica. Sabíamos que não seria uma tarefa simples, e muito menos rápida”, disse Silval Barbosa, que escreveu o prefácio da obra.
 
De acordo com a assessoria, a consequência desta nova visão foi a queda drástica da população carcerária, como esclarece o secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho. “A nova política implantada pelo governador Silval Barbosa possibilitou uma queda considerável no número de recuperandos, que antes era de 12 mil e hoje atinge pouco mais de 9 mil”.
 
A capacitação dos servidores públicos que atuam no Sistema Penitenciário (Sispen), hoje chamados de 'agentes ressocializadores', e as diversas qualificações e empregos ofertados, somadas as oportunidades de estudo, aquisição de tornozeleiras eletrônicas, reforma das unidades com mão de obra própria dos recuperandos e as novas unidades que estão sendo construídas, que juntas abrirão quase três mil vagas transformaram a realidade dos que atuam nessa área, dos recuperandos e das famílias de ambos.
 
A alimentação de qualidade ofertada nas 64 unidades, a preocupação com a saúde destes cidadãos, o aumento significativo do número de salas de aula e de bibliotecas nas cadeias, presídios e penitenciárias são pontos que também merecem destaque por parte do secretário Adjunto de Administração Penitenciária, coronel PM Clarindo Alves de Castro. 
 
De acordo com o gestor, a nova visão de realidade compartilhada pelo governador possibilitou uma melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos no processo – servidores, recuperandos e seus respectivos familiares. “Humanizar o tratamento deles e dar condições dignas de trabalho aos servidores do Sispen é uma prática que só trouxe benefícios, e poder fazer desta trabalho é gratificante”.
 
“O projeto do livro Recuperar foi desafiador; resgatar parte do trabalho que vem sendo feito para criar uma realidade, mais humanizada dentro das unidades penitenciárias de Mato Grosso. Tivemos em inúmeras oportunidades de produzir material fotográfico em todas as unidades da baixada cuiabana. O que mais chamou a atenção nesse trabalho foi a utilização da educação como ferramenta efetiva de ressocialização, criando e oferecendo condições para que os recuperandos sejam sujeitos de suas próprias vidas quando regressarem para suas famílias”, disse Lauristela Guimarães, coordenadora da publicação.
 
'Recuperar' - O livro destaca em suas 132 páginas ações empregadas pela Sejudh nestes últimos quatro anos, como a implantação das tornozeleiras eletrônicas, dos aparelhos de Raio-X e raquetes eletrônicas, a política de humanização e modernização do sistema, a modernização do sistema de inteligência, o investimento na proteção dos agentes, com a compra de novos coletes e material bélico, o direito ao porte de arma de fogo constando na carteira funcional dos agentes, cursos voltados para setores especiais, estruturação dos canis e diversos outros trabalhos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet