Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

"Literatura no Divã"

Escrita infanto-juvenil é o principal tema de discussões no Sesc Arsenal na Semana do Livro

Foto: Reprodução

Escrita infanto-juvenil é o principal tema de discussões no Sesc Arsenal na Semana do Livro
Na semana nacional do livro não faltaram eventos discutindo o tema e incentivando a leitura. No Sesc Arsenal não foi diferente. O “Literatura no Divã” reúne oficinas, mesas redondas, discussões e espetáculos com nomes importantes da literatura infanto-juvenil.

Leia mais: Rayanni Freire: Jovem de 11 anos cria blog dedicado aos livros e já escreve próprios poemas



A primeira oficina foi ministrada por João Anzanello Carrascoza. João é escritor, redator de propaganda e professor na Universidade de São Paulo (USP). Autor de 16 livros infanto-juvenis, ele estudou a relação entre publicidade e literatura em seu pós-doutorado. Sua oficina falava sobre a censura na literatura infanto-juvenil, em que refletia sobre o papel da leitura incômoda na formação das crianças.

Já a mesa redonda realizada na sexta (30) pela manhã tratava do tema “como apresentar os clássicos da literatura para crianças e jovens”. Com o documentário “O riso dos outros”, um debate sobre a relação entre o humor e o politicamente correto. Quem ministrou este curso foi Rosa Amanda Strausz, jornalista, escritora e editora que atualmente mantém uma empresa de comunicação. Já escreveu contos, poemas e 15 livros infanto-juvenis. Além disso, edita um site de literatura infantil. 

Uma comparação entre as antigas versões dos clássicos contos de fadas e como eles são apresentados às crianças hoje em dia foi tema da discussão liderada por Rosana Mont’Alverne, advogada, mestre em arte-educação, fundadora do Instituto Cultural Aletria e contadora de histórias.

O evento continua na noite desta quinta (30), com uma mesa redonda em que Rosana e Amanda vão falar sobre “A palavra pressionada”, ou sobre os desafios de escrever para crianças no universo do politicamente correto. Um pouco antes, às 19h, três atores vão declamar poesias através de conduítes ouvidos por seis pessoas ao mesmo tempo. A técnica é inspirada na brincadeira do telefone sem fio.

Serviço

Mesa Redonda: A palavra pressionada
Quinta (30) – 19h30
Local: Cinema do Sesc Arsenal
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet