Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Memórias literárias

Mato-grossense é um dos 38 finalistas em Olimpíadas Nacional de Língua Portuguesa

Um mato-grossense de Tangará da Serra ficou entre os finalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Os 38 alunos e professores de todo o Brasil selecionados no gênero memórias literárias foram anunciados em Maceió nesta quarta-feira (AL). A finalista de Mato Grosso é Mileny Melo, da escola Centro Municipal de Ensino Antenor Soares.

Leia maisRitual dos índios Yawari Kamayurá é tema de seminário e lançamento de livro

De acordo com a assessoria das olimpíadas, os finalistas serão premiados com medalhas de prata e tablets, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. O programa tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista o estímulo à leitura e a melhoria do ensino da escrita nas escolas públicas brasileiras.

Para isto, oferece aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
 
A etapa final será realizada em dezembro e reunirá, no total, 152 finalistas selecionados em quatro gêneros textuais: Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. Entre eles serão escolhidos 20 alunos e 20 professores vencedores nacionais, que receberão medalhas de ouro e notebooks. As escolas nas quais estudam os 20 estudantes serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.
 
Sobre o programa

Em 2002, a Fundação Itaú Social criou, com a coordenação técnica do Cenpec, o Programa Escrevendo o Futuro, que, em 2008, foi transformado em política de educação do governo federal e passou a ser nomeado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O programa conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Canal Futura e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
 
Conheça os finalistas do Mato Grosso no gênero Memórias Literárias:
 
Tangará da Serra/MT
Título: Lembranças de um velho passado
Aluno: Mileny Melo
Professor: Maria Aparecida Alves
Escola: CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO ANTENOR SOARES
 
Veja quem foi o finalista do Mato Grosso na categoria Poema:
 

Barra Do Garças/MT
Título: Olhar De Menina, Clic
Aluno: Eduarda Oliveira Polo
Professor: Rose-Meire Dias Santos
Escola: EE Jardim Araguaia
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet